Estava presente, Iraci Vieira de Souza, secretária executiva da Amures neste ato representando o prefeito de Campo Belo Edilson José de Souza Presidente da Amures, Selênio Sartori, Secretário Executivo do CISAMA representando o Presidente do CISAMA prefeito de Rio Rufino Ademar Sartor, Fidelis Schappo Prefeito de Urubici, Solange Scortegagna Pagani Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Jorge Luiz Pereira Diretor do IFSC de Urupema, entre outras autoridades, produtores e a comunidade.
A Coordenadora de projetos, Lucia Padilha de Arruda Ide, iniciou a cerimônia realizada na agroindústria Sabor da Roça, explicando sobre o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Animal – SUASA do ministério da agricultura, que atende produtores com área construída com menos de 250 metros quadrados e que levará o carimbo do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção.
Anteriormente houve duas inaugurações no município de Cerro Negro, na comunidade de São Roque com processamento de mel, e outra na comunidade do Sagrado Coração, de panificação e sucos de frutas e hortaliças.
O programa teve uma interação entre os municípios que iniciou com os prefeitos, e teve parceria da Epagri e das Secretárias de agricultura. O CISAMA organizou a inspeção dos 18 municípios. "Hoje é um dia feliz, pois é dia de colheita. Dos produtores tivemos a confiança, dos prefeitos e da Amures a primeira parceria, e dos secretários de agricultura que abrigaram o programa" comenta o secretário executivo do CISAMA Selênio Sartori.
São mais de 30 técnicos e 130 agroindústrias em construção, Lages e Urubici tem mais de 20 entrando no programa.
As agroindústrias que hoje possuem SIM estão sendo adequados para fazer adesão junto ao SISBI, e a partir de então poderão comercializar seus produtos em todo território nacional. Algumas como Anita, Urubici, Lages e Cerro Negro, hoje já estão aptas para fazer essa adesão.
O prefeito Fideles Schappo declarou estar contente com os resultados. "O programa deu poder de voz e a vigilância sanitária auxilia na busca de instruir o pequeno produtor".