Programa Mais Médicos chega a todos os municípios prioritários até final de 2013

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     O Programa Mais Médicos está conquistando cada vez mais espaço dentro do território nacional. A previsão é que até o final de dezembro, todos os municípios prioritários e aqueles sem atendimento médico receberão pelo menos um profissional do programa.
São três mil médicos cubanos que chegaram recentemente para ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Mais Médicos. Eles vão atuar em 1.745 municípios e 15 distritos indígenas. Dessa forma, em dezembro, mais 10,3 milhões de pessoas passarão a ter assistência onde antes não havia atendimento médico.
Regiões como o Semiárido brasileiro, comunidades quilombolas, além de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano receberam 1.758 médicos. Isso significa que a iniciativa chegará a 22,9 milhões de brasileiros. Outras regiões muito pobres como o Vale do Jequitinhonha/Mucuri em Minas Gerais, Médio Alto Uruguai no Rio Grande do Sul, Vale do Ribeira em São Paulo e do Norte do país também receberam pelo menos um profissional do programa.
O Brasil vai fechar este ano com uma grande vitória: o Mais Médicos chega ao fim de 2013 com mais de6,6 mil médicos.
Hoje, existem 3.663 médicos trabalhando em 1.099 municípios. O principal critério estudado para distribuir os profissionais médicos é a necessidade de priorizar as cidades com maior parcela de pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos, além de municípios com alto percentual de moradores em situação de pobreza, conforme classificação do IBGE.


Fonte: Portal Federativo