De acordo com o secretário da Fazenda, Mateus Lunardi, o percentual de desconto é possível graças aos benefícios oferecidos ao contribuinte que mantém suas contas em dia com a municipalidade e aos valores garantidos por intermédio da Lei Municipal 103/98, que prevê redução gradativa do IPTU, no período dos últimos de dez anos, obedecendo o ao limite máximo de 18%.
Mateus lembra que os 18% de desconto equivalem ao rendimento proporcionado ao longo de três anos se o dinheiro fosse depositado na poupança. "Assim como buscamos dar uma alternativa ao contribuinte em atraso, através de programas como o Refis, damos estes descontos para quem paga em dia", lembra o secretário.
Para este ano os valores do IPTU sofreram reajuste equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos últimos 12 meses, e que é de 5,58%. Os carnês começam a serem distribuídos, via Correios, a partir de 3 de janeiro. O contribuinte que não receber o boleto até a data limite (29/01/14) deverá solicitar a segunda via, que poderá ser emitida através do site www.lages.sc.gov.br ou no balcão da Secretaria da Fazenda, localizada junto ao prédio da Prefeitura de Lages.
Datas para pagamento
Além do pagamento em cota única com vencimento no dia 10 de fevereiro de 2014, cujo volume total de descontos pode chegar a 36%, o contribuinte tem ainda mais duas datas para quitar em cota única. No dia 24 de fevereiro o desconto máximo pode chegar a 31% e com o pagamento da cota única que vence no dia 10 de março, terá direito a um desconto máximo de 28%. Já quem optar pelo parcelamento terá de cinco até dez vezes para pagar, sendo que a primeira parcela vence no dia 28 de fevereiro.
Reforçando
Cota única em 10.02.14: desconto de até 36%
Cota única em 24.02.14: desconto de até 31%
Cota única em 10.03.14: desconto de até 28%
Fonte: Comunicação Prefeitura de Lages