Você está visualizando atualmente Eleita nova diretoria do FORSEMA

Eleita nova diretoria do FORSEMA

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A primeira reunião deste ano do FORSEMA- Fórum de Secretários Municipais de Agricultura, aconteceu na tarde de quinta-feira (30). Uma nova diretoria foi eleita e os representantes do Conselho de Secretário de Agricultura de Santa Catarina foram definidos.
Moisés Savian, de Lages foi conduzido como coordenador geral do Fórum. Ivanor Mota, de Cerro Negro ficou como vice-coordenador e Velocino Neto, de São Joaquim como secretário geral. Fernando de Souza, de Campo Belo do Sul foi eleito primeiro secretário e Luiz Arruda, de Urupema como segundo secretário.
A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza coordenou o primeiro momento da votação junto com o diretor do Cisama, Selênio Sartori. Eles apresentaram a lista de prioridades de atuação, indicadas na reunião do dia 04 de outubro do ano passado. Selênio comentou sobre as ideias apresentadas e deixou aberta para novas propostas.
Sobre a agilidade e desburocratização do acesso ao crédito rural (PRONAF e PRONAMP) com ação junto aos agentes financeiros, a opção foi para que aconteça também uma ação regional.
Na oportunidade o diretor executivo do CISAMA também fez um pedido, para que os secretários da agricultura dessem apoio ao consórcio no projeto do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, que o governo estará disponibilizando por adesão. "Vamos fazer um termo de adesão para atender os municípios que estiverem adeptos a participar. O governo entra com o dinheiro para comprar do agricultor e a doação é feita para uma entidade de assistência social".

Recuperação de solos do município é definida como prioritária

Entre as prioridades estabelecidas no ano de 2013 estava a aquisição de calcário com recursos do Ministério da Agricultura, em nome do Cisama.
Ficou a critério dos presentes a reapresentação do projeto, que teve aprovação de todos.
O deputado federal Marco Tebaldi esteve presente na associação também na tarde de quinta-feira (30) e na oportunidade Selênio Sartori entrou um oficio em nome de todos os secretários da agricultura e do Cisama pedindo 36.900 toneladas de calcário para recuperação de solos dos municípios que integram o Consórcio.
"Esta ação articulada pela Amures vai atender uma demanda urgente da região, e esse ano teremos grandes chances para o projeto do calcário saia do papel" comentou Sartori.