O prefeito de Palmeira e vice presidente da AMURES, José Valdori Henkmaier, no ato representando o presidente da associação realizou a abertura da reunião. Em seu pronunciamento comentou sobre a importância das ações do fórum e dos secretários em seus municípios. "O secretário da educação deve se dedicar a inovações e melhorias, porque assim os professores ficarão satisfeitos com o trabalho".
Lucia Rodrigues, secretária de educação de Correia Pinto, neste ato, representou a presidente Marimília Costa Coelho de Lages. "Queremos fortalecer o fórum, geralmente o problema de um são os problemas de todos, precisamos unir forças entre os municípios" comentou.
A eleição do FORSEM foi um dos primeiros tópicos, sendo realizada por aclamação, de comum acordo entre todos os membros.
Mário Henrique Rodrigues de Palmeira, foi eleito Presidente, Lucia Raquel Rodrigues Ortiz de Correia Pinto vice presidente, Elizete Werlich Mateus Bom Retiro 1ª secretária e Patrícia de Souza Rodrigues de Urubici 2ª secretária.
Promover um curso sobre o Plano Municipal de Educação foi uma das primeiras propostas da diretoria, além de ter em pauta outros assuntos comuns aos municípios da região.
A bióloga Nádia Ribeiro apresentou o projeto Nascentes, e a continuidade das atividades para o ano de 2014.
Joed Jeffer assessor de cultura da Amures e José Gabriel Correia Membro do CONGESC – Colegiado de Gestores Estaduais de Cultura, falaram sobre a situação dos municípios nessa área e sua deficiência. "O prefeito não precisa ter uma Fundação apenas para a cultura, mas precisa ter uma pessoa no município responsável pelo setor. Queremos mostrar que a cidade pode melhorar, precisamos de investimento em cultura e educação" comentou Gabriel Correia. Aproveitando a oportunidade Joed pediu para que nas assembléias de prefeitos um membro do CONGESC pudesse vir à Associação falar sobre a importância da cultura para a sociedade.
Em seu discurso de encerramento, Mario Rodrigues reafirmou que os segmentos de cultura e educação devem seguir o mesmo caminho. "Precisamos do desenvolvimento intelectual e social das crianças, nós ainda temos uma grande deficiência nesse setor, mas vamos fazer nos unir e eu me coloco a disposição de vocês".
Um novo encontro ficou agendado para o mês de março, onde será falado sobre o Plano Municipal de Educação e feito um calendário de novos encontros até o final do ano.