Você está visualizando atualmente 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
     Promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil foi o objetivo da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. A conferência iniciou na manhã de quinta-feira (20), promovida pela AMURES em parceria com as SDR's de Lages e São Joaquim e a Defesa Civil de Santa Catarina e como tema "Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o sistema nacional".
Estiveram presentes o Prefeito de Bom Jardim da Serra e Presidente da Amures, Edelvanio Topanoti, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages Gabriel Ribeiro, Gerente de Assistência Social e Habitação SDR São Joaquim Ingrid Arruda no ato representando a Secretária Solange Pagani, Tenente Coronel Aldo José Franz do 5ª batalhão de bombeiro militar de Lages, Reitor da UNIPLAC Luiz Fleger, Coordenador de Defesa de Lages e São Joaquim, Luiz Falcão representando Milton Hobus Secretário de Estado de Defesa Civil, Diretor da Defesa Civil de Lages, Adilson Panek e Rita Silvania Vice prefeita de Capão Alto.
Em seu pronunciamento Edelvanio comentou sobre a importância da Defesa Civil em seu município. "Em Bom Jardim da Serra o trabalho realizado pela Defesa Civil foi excelente. Com as mudanças climáticas teremos que nos prevenir, é de grande importância que os profissionais da região estejam preparados," comentou.
Participaram membros do Conselho Municipal de Proteção da Defesa Civil, poder público e da Sociedade Civil.
"Nosso objetivo é informar e formar multiplicadores, principalmente para a realização de simuladores em áreas de risco de diversos municípios" informou Falcão.
Mario Jorge Freitas, professor da UDESC e coordenador de pesquisa do GEPED palestrou sobre "Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional".
O assessor de assistência social da Amures, Lauro dos Santos, coordenou os trabalhos, que no período da tarde foram direcionados em eixos de estudo, Gestão Integrada de risco e respostas, Integração de Políticas Públicas, Gestão de Conhecimento e Mobilização e promoção de cultura.
São oportunidades de todos os segmentos da sociedade de manifestar sua visão em âmbito municipal e posteriormente em âmbito nacional no mês de maio em Brasília.
O Governo tem feitos programas para lidar com a variável ameaça. O lançamento e modernização do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD é um dos reflexos do trabalho realizado.