Você está visualizando atualmente Lançada pedra fundamental da sede da Agência dos Lagos

Lançada pedra fundamental da sede da Agência dos Lagos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
     O plantio de cinco árvores de frutíferas de espécies como goiaba, araçá e amora marcou nesta sexta-feira, o lançamento da pedra fundamental do projeto para construção do Centro de Informações e Pesquisas Aplicadas em Turismo, Agroecologia e Sustentabilidade, em Capão Alto. A unidade que funcionará como uma pré-incubadora de ações de fomento ao turismo, será sede da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel).
Integram a agência, os municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi no lado de Santa Catarina. E mais Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no lado do Rio Grande do Sul. Na reunião que iniciou pela manhã na Câmara de Vereadores, o prefeito de Capão Alto Luiz Carlos Alves de Freitas foi eleito presidente da Adrel, em substituição ao vice-prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Antônio Jaguszewski.
"Nosso desafio agora é executar esta construção. Uma obra com infraestrutura sustentável e que servirá de base para projetos de desenvolvimento do turismo e desta microrregião", declarou o prefeito. Com apoio da Baesa, Instituto Alcoa e Instituto Federal de Santa Catarina, Capão Alto quer se tornar a porta de entrada da região dos lagos.
Prefeitos e representantes dos oito municípios participaram da reunião. Assim como representantes da Baesa, Instituto Alcoa e do IFSC. O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti citou a ação da Adrel como o projeto turístico mais arrojado da Serra Catarinense, e que nasceu de uma parceria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), com a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser).
"Aqui unimos as forças políticas de dois Estados para um esforço comum. E num futuro breve, a Serra Catarinense e a região dos lagos estarão interligadas pelo turismo", afirmou Edelvânio Topanoti.
A infraestrutura de negócios do Parque dos Lagos prevê hotéis, pousadas, resorts, centro de gastronomia e os produtos agrícolas típicos da região. Além de museus culturais e científicos, com temas dedicados a energia, água e experiências ambientais.