Você está visualizando atualmente Educadores discutem permanência do jovem no meio rural

Educadores discutem permanência do jovem no meio rural

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Valorização dos povos do campo e juventude rural. É o tema da terceira etapa do curso de Capacitação de Gestores do projeto Educação do Campo, que iniciou na manhã desta terça-feira e se estende até final da tarde, no auditório da Amures. Educadores de toda Serra Catarinense e do município de Alfredo Wagner recebem durante o evento, uma grande gama de informações relacionadas à educação, juventude, grupos de jovens, escola, escolarização e formação continuada de professores.
De acordo com a professora Iascara Varela que coordena a capacitação, a escola tem um grande desafio na manutenção do jovem no campo. "Temos de entender de que forma através da escola, podemos ajudar para a permanência do jovem no meio rural. E contribuir por um campo mais desenvolvido e qualificado", declarou Iascara Varela. Ela observou que o encontro desta terça-feira é o quinto de um total de dez a serem realizados até final deste ano.
Em cada capacitação é abordado um tema relacionado à Educação do Campo. No desta semana foram convidadas as pedagogas Olga Celestina da Silva Durand, mestre em Educação Agrícola e Extensão Rural e Terezinha Maria Cardoso, com titulação de doutora em Educação. As condutoras da capacitação falam sobre as perspectivas de discussão com as escolas sobre a permanência do jovem no campo.
A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, deu as boas vindas aos educadores em nome do presidente da associação, Edelvânio Topanoti e destacou que está sendo preparada uma nova capacitação sobre Plano Municipal de Educação. "Será de 7 a 9 de abril no auditório da Amures e será muito importante, porque nos planos estarão contempladas questões como Educação do Campo", frisou.
O projeto Educação do Campo tem a parceria da Universidade do Planalto Catarinense (Unipalc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

O Projeto

O Projeto Educação do Campo: Novas práticas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei de Educação Popular. Sua primeira etapa foi desenvolvido através de convênio com o Ministério da Educação/Secad-FNDE e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
A continuidade do projeto foi garantida através do Edital Público de Apoio a projetos de Desenvolvimento e Cidadania patrocinado pela Petrobras. Também aderiram ao projeto, a Amures e as secretarias municipais de educação da Serra Catarinense.