Você está visualizando atualmente Governador lança programa para atração de novos empreendimentos em SC

Governador lança programa para atração de novos empreendimentos em SC

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     O governador Raimundo Colombo lançou na tarde de terça-feira (18), o Programa Catarinense de Inovação (PCI), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O programa visa promover ações que tragam melhorias na economia do Estado, com a capacitação de pessoas e empresas, para aumentar a competitividade. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).
"Nós queremos aumentar nossa eficiência e nossa produtividade, fazendo mais com menos, rápido e com qualidade, e para isso temos que trazer e desenvolver tecnologia. Nós fizemos um programa que atende todas as regiões e que oferece aperfeiçoamento pessoal e na pequena empresa. Queremos também, gerar mais empregos para melhorar ainda mais a renda no Estado", disse Colombo.
O objetivo do programa é de avançar na construção de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, baseado em pessoas qualificadas e empreendimentos inovadores, para que os produtos e serviços se destaquem pelo alto valor agregado, além do desenvolvimento social e humano. "Queremos levar Santa Catarina em um patamar internacional de competição. Termos a condição de, ao longo dos anos, poder atingir uma média salarial mais alta e atender a população catarinense com melhores empregos e oportunidades de empreendedorismo", explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
Colombo destacou que Santa Catarina apresentou o menor índice de desemprego no mundo, com apenas 3%, e isso demonstra o esforço e o desenvolvimento do setor da indústria. "Tivemos um crescimento de 27 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, superando as expectativas. Nunca tivemos esse número de crescimento na história do Estado".
O PCI promoverá ações que permitam ao Estado manter-se na trajetória de consolidação de uma nova economia catarinense, alinhando questões socioeconômicas e ambientais em um eixo de sustentabilidade. A ideia é transformar Santa Catarina em um polo de atração para empresas competitivas, inovadoras e que promovam a qualidade de vida dos catarinenses. "Hoje a inovação é a chave para melhoria da competitividade das empresas catarinenses. Temos que fazer um grande esforço para investir mais em inovação, em novas tecnologias e em novos processos porque é isso que nos dará condições de competir com as empresas que chegam ao país e também com aquelas que nós já competimos lá fora", completou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Os eixos do Programa Atração de Investimentos

No eixo da atração de investidores de setores estratégicos, o Governo do Estado firmou uma parceria público-privada com a Fiesc para desenvolver o projeto da agência de atração de investimento Inova SC. A ideia é identificar oportunidades em todas as regiões do Estado, apresentá-las a potenciais investidores e promover Santa Catarina como um polo de inovação.


Capacitação


O treinamento de pessoas e empreendedores será realizado juntamente com o Sebrae/SC. As capacitações terão foco em inovação – de gestão, produtos, serviços e processos – para formar profissionais e dar às empresas catarinenses melhores condições de competir na nova economia, levando em conta as vocações regionais.

Infraestrutura para inovação

Caberá ao PCI, por meio da SDS e da Fapesc, a implantação dos Centros de Inovação de Santa Catarina. Na primeira fase, 12 edifícios-sedes serão construídos em todas as regiões do Estado, que trabalharão em rede. A gestão dos Centros de Inovação envolverá governos locais e estadual, universidades, empreendedores e sociedade civil.

Foto: Secom / SC