Você está visualizando atualmente 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil discute ações preventivas

2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil discute ações preventivas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O prefeito de Palmeira e presidente do Consórcio de Saneamento Básico e Meio Ambiente (Cisama), José Valdori Hemkemaier representou os prefeitos da Amures na abertura da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, na manhã desta quarta-feira, na Pousada Rural do Sesc, em Lages. O evento segue até esta quinta-feira, 27 e tem como tema "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional".
O governador Raimundo Colombo disse que o evento é importante para que os municípios tenham grupos qualificados com informações e equipamentos para agir nas emergências e calamidades. "Prevenção se faz ao longo do tempo, preparando as pessoas, equipando a Defesa Civil e motivando as comunidades a estarem sempre alerta em casos de desastres climáticos, com uma resposta rápida", declarou.
O encontro tem o objetivo de incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional, além da colaboração de toda sociedade e poderes em medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução de riscos e desastres.
Durante a conferência, estarão sendo discutidos os quatro eixos definidos pelo Ministério da Integração Nacional: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; gestão do conhecimento; e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.
Além de discutir os eixos, os participantes deverão eleger os 50 delegados que vão representar o Estado, na etapa nacional, prevista para os dias 27, 28, 29 e 30 de maio, em Brasília. Eles têm a função de definir, até amanhã, os 10 princípios norteadores e as 30 diretrizes que serão levadas para a plenária nacional.

Saiba mais

Santa Catarina vem enfrentando recorrentes desastres de grande magnitude, relacionadas às tempestades severas que causam inundações, escorregamentos, vendavais, granizos, tornados, ressacas, entre outros fenômenos. Historicamente, a Bacia do Rio Itajai, a maior do Estado é uma das mais afetadas por inundações bruscas e graduais por escorregamentos. Nos últimos anos foram registradas seis enchentes: julho de 1983, agosto de 1984, maio de 1992, outubro de 2001, novembro de 2008 e setembro de 2011. Contudo, no mesmo período na cidade de Blumenau ocorreram pelo menos nove inundações em que mais de 10 mil pessoas perderam suas casas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, nesta região, nos últimos 23 anos, a incidência de desastres por escorregamentos corresponde a 35% do total registrado no Estado. Por esses motivos, a necessidade de ações de prevenção.