Municípios podem se cadastrar no "Projeto Pluviômetro nas Comunidades" e solicitar o aparelho que é usado para medir volume de chuvas e nível dos rios, o que pode antecipar a ocorrência de desastres naturais.
O Projeto tem como objetivo introduzir nas áreas de risco, a percepção de ameaça das catástrofes naturais no Brasil – como as enchentes e os deslizamentos de terra – o que ajudará no trabalho das defesas civis federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O cadastramento para receber o equipamento deve ser feito via internet ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O Projeto é coordenado por meio da parceria o CEMADEN; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI).
Desastres naturais no Brasil: Os desastres naturais mais comuns registrados no Brasil são decorrentes de inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, estiagens, secas e vendavais. Nos locais urbanos, onde está concentrada a maioria da população brasileira, as inundações, as enxurradas e os deslizamentos de solo ou rocha são os eventos que causam os maiores impactos.
Fonte: Portal Federativo