Você está visualizando atualmente Humanização dos serviços de saúde em debate no Marajoara

Humanização dos serviços de saúde em debate no Marajoara

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Gestores públicos, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participam desde o início da tarde desta quinta-feira no teatro Marajoara, da primeira edição do Encontro de Humanização em Saúde da Serra Catarinense. O evento tem espaço reservado para o compartilhamento de relatos de experiências de humanização em saúde e troca de informações entre diferentes entidades.
Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Lages e da iniciativa Estratégia Saúde da Família (ESF) compartilham com a plateia do evento, das atividades do projeto de Acolhimento e Estação Acolher, em que profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão passando por etapas de educação permanente visando ao melhor acolhimento de pacientes em seus bairros.
Na abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Juarez Mattos disse que este é um momento de reflexão, porque a humanização está dentro de cada pessoa. "Vivemos num mundo tão competitivo e veloz que às vezes esquecemos da humanização. Então, este evento vem contribuir para que possamos atender mais e melhor o cidadão que tem seus direitos e deve sempre ser bem atendido" declarou o secretário Regional.
A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza representou o presidente da associação prefeito Edelvânio Topanoti e disse que, a humanização da saúde é um primeiro passo para o avanço da iniciativa em outras áreas.
A primeira palestra do evento tratou sobre Introdução sobre a Política Nacional de Humanização e o papel dos gestores na articulação da humanização no seu espaço de trabalho, com o consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde para Santa Catarina, Carlos Alberto Severo Júnior.
Na programação do evento consta, ainda, Ações de Humanização no Estado de Santa Catarina", com a coordenadora estadual de Humanização, Ledronete Silvestre, e finalmente, a palestra sobre "O que é Humanização", com a palestrante Maria de Fátima Rovaris, da Secretaria de Estado da Saúde.