Você está visualizando atualmente Três novas estações de tratamento de água serão licitadas

Três novas estações de tratamento de água serão licitadas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Os dois mais graves problemas de saúde pública de Palmeira, as péssimas condições da qualidade da água e a escassez podem estar com os dias contados. O prefeito José Valdori Hemkemaier, presidente do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), esteve reunido semana passada com a diretoria técnica da Casan e confirmou a autorização de licitação para construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).
O encontro com o diretor de expansão Paulo Roberto Costa e o engenheiro sanitarista ambiental Rodrigo Maestri aconteceu no escritório central da Casan, no Estreito. O prefeito José Valdori recebeu convite do governador Raimundo Colombo para acompanhá-lo em almoço na Casa da Agronômica com quem também tratou do assunto. Foi encaminhado ao presidente da Casan Valter Gallina, oficio solicitando ampliar as instalações da ETA, o mais rápido possível.
"Expliquei ao governador e à equipe técnica da Casan que além da falta de água, a má qualidade do líquido preocupa, porque o sistema de filtragem não acompanhou o crescimento populacional do município", afirma o prefeito.
Ele estava acompanhado do Assessor da Presidência Amures Rubens Almeida, que articulou a reunião com o corpo técnico da Casan. Além de Palmeira, também os municípios de Bom Retiro e Correia Pinto devem entrar no mesmo lote de licitações para ampliação das Estações de Tratamento de Água.
O problema de abastecimento de água em Palmeira se arrasta por mais de uma década. E para piorar o drama dos moradores, a captação é feita abaixo de diversos pontos de descarga de esgoto das residências, no rio Palmeira. O reservatório com capacidade de 50 mil litros e vazão de três litros por segundo necessitaria de pelo menos mais um poço artesiano para ajudar no abastecimento.