O prefeito Ademar de Bona Sartor realizou a abertura, em seu discurso comentou sobre sua importância e a oportunidade de sanar as dúvidas no evento. "Através das notas fiscais o município tem a oportunidade de crescimento e vocês estarão regularizados, podendo usufruir o beneficio previdenciário que é de direito" disse Sartor.
O encontro reuniu mais de cem agricultores municipais que tiveram a oportunidade de ouvir e interagir durante as palestras.
O Gerente Regional da Fazendo Estadual, Mario César Assink falou sobre a emissão da nota fiscal, o Auditor Fiscal da Receita Federal, Luiz Spricigo sobre Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, o Auditor Fiscal da Receita Federal, João Luiz Feldhaus falou sobre Contribuição de Produtos e Aposentadoria e o Assessor de Movimento Econômico da Amures, Adilsom de Oliveira Branco, sobre ME e a importância da nota fiscal de produtor rural.
João Feldhaus falou sobre os benefícios para o Segurado Especial (produtor rural sem empregados) forma que é constituída a maioria das famílias agricultoras do município, e a parcela de 2,3 % contribuição para previdência social, que da direito ao agricultor a aposentadoria antecipada, para mulheres aos 55 anos e homens aos 60.
Luiz Spricigo informou sobre as declarações de ITR, e os benefícios para o município. O agricultor provando, através das notas, que a terra é produtiva, vai pagar menos imposto, e ainda, caso aja uma área de preservação permanente (APP) ou área de interesse econômico o proprietário legaliza a área e fica isento do valor, mas a área fará parte do valor do terreno.
"O ITR deve ser declarado pelo valor de mercado da propriedade, por exemplo, se o município tiver uma fiscalização própria, todo recurso arrecadado vai ser destinado a ele, trazendo assim melhorias para as famílias locais" comentou Spricigo.
Em um apanhado geral sobre as dificuldades encontradas pelos agricultores, os palestrantes informaram sobre a importância das documentações. Mario Assink deu mais informações sobre nota fiscal, não apenas para as regularizações, mas também em beneficio próprio do agricultor. "É hora de o produtor trabalhar em prol de produtor".
Adilsom de Oliveira Branco, responsável pela Assessoria de Movimento Econômico da Amures, também falou sobre as vantagens da utilização da nota, em prol da movimentação econômica da região. Informou que qualquer produto comercializado, independente da incidência ou não de tributação deve ter uma nota fiscal emitida. "Precisamos do valor e origem do produto, por exemplo, após a isenção de tributos do Pinhão, em vez de aumentar diminuíram as notas fiscais. E com isso outros municípios acabam adquirindo o produto sem nota e fazem a saída correta do mesmo e acabam ficando com todo o valor adicionado para si, em prejuízo aos verdadeiros produtores" comentou.
Após finalizar o ciclo de palestras o Prefeito Ademar Sartor, propôs aos agricultores realizar no mês de agosto a Festa do Colono. "Precisamos fortalecer nossa união, mostrar que o agricultor tem condições de melhorias, a final a maior arrecadação municipal vem de vocês" disse ele.