Você está visualizando atualmente Amures monitora os projetos do Fundam

Amures monitora os projetos do Fundam

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Um dos principais focos dos prefeitos neste momento, os recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) motivou encontro esta semana em Florianópolis, do presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti com o gerente adjunto de Operações do BRDE, Júlio Gustavo Pontes de Oliveira. O objetivo foi produzir um mapa da situação de cada município em relação às liberações de projetos e recursos.
Criado para promover o desenvolvimento das cidades catarinenses com investimentos de R$ 500 milhões, o Fundam tem atualmente propostas de projetos aprovadas para 143 municípios de Santa Catarina. E destes, apenas Lages, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São Joaquim, Painel, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Correia Pinto e Bom Retiro constam da lista dos que tiveram sucesso em suas propostas junto ao BRDE.
De acordo com o presidente da Amures, a ideia é ajudar via associação de municípios os que estão enfrentando dificuldades de aprovação de proposta. "Os casos mais comuns de readequações dos nossos municípios são planilhas que não fecham com valores do BRDE. Mas são refeitas e acabam aprovadas", comentou Edelvânio Topanoti.
Cada município poderá apresentar no máximo, duas propostas. O principal critério para atender a proposta é o número de habitantes do município, mas a qualidade técnica dos projetos também conta pontos para aprovação. Cada projeto é analisado por uma equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e quando não aprovado é solicitada readequação das propostas.
Os municípios de Capão Alto, Anita Garibaldi, São José do Cerrito, Bom Jardim da Serra, Urubici, Rio Rufino e Urupema estão passando por readequação de propostas. Depois de superada esta etapa, os repasses efetivos de recursos serão feitos por intermédio do sistema SCtransferências.