Você está visualizando atualmente V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social

V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Repassar conhecimentos e informações a respeito das significativas mudanças na Política de Assistência Social, implantadas a partir de 2004. Esse é o tema central do V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social que foi realizado entre os dias 14 e 16 de maio, em Chapecó.
Participaram representantes dos municípios de Urubici, Painel, São Joaquim, Otacílio Costa, Lages, Campo Belo, Cerro Negro, Correia Pinto, Rio Rufino, Palmeira, Capão Alto e Bocaina do Sul.
Lauro dos Santos, Assessor de Assistência Social da Amures coordenou a mesa de debates "Avanços e desafios na política de assistência social" junto com a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.
"Precisamos inovar na oferta de serviços, o foco do trabalho deixou de ser o atendimento dos benefícios eventuais e sim o trabalho social com as famílias, precisamos trabalhar o atendimento por equipes" comentou Lauro.
A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e das Associações de Municípios, com o apoio do Colegiado Estadual dos Assistentes Sociais das Associações de Municípios, do Conselho Estadual de Assistência Social e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social.
O seminário se propôs a aproximar os conhecimentos técnicos e legais da política social, dando ênfase à gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e ao financiamento da política de Assistência Social. "O avanço na Política de Assistência Social, nestes últimos anos, exige superar mais as práticas assistencialista e paternalista, não é possível mais a improvisação nas políticas públicas, em especial na Assistência Social", reforça a assistente social da FECAM, Janice Merigo.
A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e a docente e doutora Berenice Rojas Couto são algumas das palestrantes confirmadas de renome nacional.
Paralelamente aconteceu o 10º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais e a ExpoFECAM, uma exposição apresentando o que há de mais moderno em produtos e serviços direcionados aos municípios.