O programa que foi desenvolvido no Caps auxilia as pessoas que pretendem parar de fumar, através da mudança de comportamento, com auxilio dos profissionais da área da saúde.
Esse é o segundo encontro oficial para capacitar os profissionais interessados em aderir ao projeto. Não foi designada uma categoria para desempenhar o projeto, foi livre para quem tivesse interesse em realizar o trabalho. Estão participando enfermeiros, médicos, psicólogos e dentistas.
Paulo Panatta, psicólogo, palestrou no período da manhã, dando dicas aos profissionais para preparação do paciente enfrentar a mudança de vida. "Esses grupos tem grande importância para os pacientes, tanto que alguns mesmo depois de pararem de fumar, continuam frequentando os grupos de apoio" comentou Paulo.
Os grupos de tabagismos já iniciaram em algumas unidades, e a partir dessa capacitação todos os profissionais estarão aptos a iniciarem os trabalhos em suas unidades.
A divulgação para a comunidade vai ocorrer através dos agentes comunitários e da mídia.
"O Caps está sempre com as portas abertas para o atendimento a quem tem o interesse de parar de fumar, isso serve para quando as unidades, que trabalham em horário comercial está fechada" comentou Priscila Nunes, coordenadora da saúde bucal.
31 de Maio é intitulado Dia Nacional Contra o Tabaco, essa capacitação faz parte de uma série de atividades relacionadas ao tabaco realizadas pela Secretária de Saúde.
Dia D no sábado
No sábado (31), Dia Mundial sem Tabaco, acontecerá o Dia D, no calçadão da praça João Costa, entre 9h e 12h, e na praça Joca Neves, das 134h30min às 16h, junto ao passeio ciclístico Estação Bike, com aplicação do teste de Fagerstrom, oferecido em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com devolutiva, orientações e divulgação dos grupos de tabagismo.