Você está visualizando atualmente Edelvânio Topanoti lamenta morte do fundador da Amures

Edelvânio Topanoti lamenta morte do fundador da Amures

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti recebeu com profundo pesar na manhã desta sexta-feira (20), a notícia da morte do ex-prefeito de Lages, Nilton Rogério Neves. Fundador da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures) em 1968, Nilton Neves foi o prefeito que mais construiu praças em Lages. Tanto que foi apelidado de prefeito "Beija-Flor".
Mas um de seus maiores legados, certamente foi a idealização da Amures. Porque junto com outros nove prefeitos da época, Nilton Neves rascunhou o primeiro Plano de Desenvolvimento Regional do Planalto Serrano. E foi graças às suas iniciativas que foi criada a Universidade do Planalto Serrano (Uniplac) e dentre outras ações, a implantadas empresas como Lactoplasa que objetivava o estímulo à produção leiteira.
Nilton Neves sempre defendeu o fortalecimento das administrações públicas, os interesses regionais e a promoção do cooperativismo intermunicipal. E foi graças a essa visão que a associação de municípios criada por ele, contribuiu significativamente para fundação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que congrega hoje, 21 associações de municípios.
O corpo do primeiro presidente da Amures foi velado na Capela São Pedro e o sepultamento ocorreu ás 16 horas desta sexta-feira (20) no cemitério Cruz das Almas. Nilton Neves tinha 76 anos e lutava havia anos contra um câncer de próstata. Ele residia em Florianópolis e morreu em Balneário Camboriú. Vários políticos, amigos e admiradores de seu trabalho acompanharam a despedida do ilustre Nilton Rogério Neves.

Defesa ao municipalismo

A Amures nasceu tendo como filiados os respectivos municípios e prefeitos: Lages – Nilton Rogério Neves, São Joaquim – Egídio Martorano Neto, Bom Retiro – Arno Oscar Meyer, Urubici – Dionizio Ozelame, Alfredo Wagner – Alfredo Wagner Júnior, Ponte Alta – Ezaú Jacob Faé, Anita Garibaldi – José Pereira Neves, Campo Belo do Sul – Álvaro Furtado Pucci, São José do Cerrito – Jonas Corrêa Garcia e Bom Jardim da Serra – Venâncio Borges de Carvalho.
A entidade foi concebida em 10 de agosto de 1968, com o propósito de ser alicerce de um Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável liderada por Nilton Rogério Neves. Ele desempenhou gestão na Amures de 10 junho de 1968 a 30 de janeiro de 1969. E foi sucedido na Amures pelo então prefeito de São Joaquim, Egídio Martorano Neto.