Você está visualizando atualmente Mercado Público de Lages será revitalizado

Mercado Público de Lages será revitalizado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Na semana passada foi dado inicio ao processo de transformação e requalificação do Mercado Público de Lages, uma das referências histórico-culturais do município, construído na década de 40. Foi revelado o nome do vencedor do concurso nacional de arquitetura, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), para escolher o melhor projeto. O arquiteto e urbanista Henrique Zulian, de São Paulo, é o vencedor. O evento aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil) e contou com a presença de arquitetos, empresários e autoridades locais, a Secretária Executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, representou o presidente da Amures, Edelvânio Topanoti.
O nome dos três primeiros colocados, que permaneciam no anonimato, foram revelados durante a solenidade. Mateus Marques Rodrigues Alves e Cesar Vanuzi, ambos também de São Paulo, foram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. O concurso foi promovido como uma forma democrática de escolher o projeto que melhor atendesse às necessidades da comunidade, apresentasse inovações na sua funcionalidade, se integrasse à cidade de forma harmoniosa e preservasse as características arquitetônicas originais do prédio e sua memória cultural.

Avaliação criteriosa

Arquitetos de 18 Estados participaram do certame, com 179 trabalhos inscritos. Destes, 46 entregaram em tempo hábil de competir. Os trabalhos foram avaliados criteriosamente por um júri técnico, composto por cinco profissionais renomados nacional e internacionalmente. Os três melhores ainda passaram pelo crivo de um júri representativo da sociedade lageana, com 11 integrantes de universidades, associações, sindicatos e entidades diversas.

Unanimidade

O vencedor chamou a atenção logo no início e obteve os votos de todos os membros da comissão julgadora. “O vencedor se distanciou dos demais pela qualidade e proposição de atender todas as exigências e critérios impostos. Surpreendeu-nos tanto pela beleza quanto pela solução técnica, ambientalmente correta, e uma nova leitura de cidade. Isso vai ao encontro àquilo que o prefeito Elizeu Mattos vem pregando, que devemos transformar a cidade cada vez mais em um espaço onde as pessoas tenham prioridade”, diz o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Captação de recursos

A partir de agora o desafio é a captação de recursos. O prefeito Elizeu fez um chamamento aos empresários para que se sensibilizem e contribuam para que o projeto se torne realidade. Também serão acionados órgãos federais, como o Ministério do Turismo, e a Lei Rouanet. A estimativa é de que sejam necessários aproximadamente R$ 4 milhões para executar o projeto.


Fonte: Prefeitura de Lages