Com objetivo de treinar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos municípios da Serra Catarinense iniciou na manhã desta terça-feira (07), mais uma capacitação voltada à equipe técnica das prefeituras. O engenheiro florestal André Bortolotto Buck é quem está conduzindo a capacitação com enfoque na implementação da Lei nº 12.651/2012, que trata do Novo Código Florestal.
Os agentes públicos vinculados a secretarias como Meio Ambiente e Agricultura trabalharam pela manhã, assuntos como diretrizes para realização do CAR, instalação de softwares e utilização do CAR. À tarde tratam das estratégias para implantação do CAR, bases de dados georreferenciadas e avaliação da capacitação. Foram disponibilizadas apenas duas vagas por município neste treinamento.
Segundo André Buck, a ferramenta base para a capacitação é um notebook e conhecimentos de informática e do território municipal. Ele explicou que o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais.
“A finalidade desse cadastro é integrar as informações ambientais das áreas de uso restrito e consolidadas das propriedades. Com isso é possível o controle, monitoramento e combate ao desmatamento”, frisou. Segundo ele, os proprietários rurais podem buscar orientação junto ao órgão ambiental municipal para acompanhar a situação de regularização do imóvel.
Nesta quarta-feira (08), uma nova turma de agentes públicos passa pela mesma capacitação no auditório da Amures com a mesma programação.