Ordem de serviço dos estudos técnicos e projeto básico é assinada em Chapecó.

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     Em solenidade realizada na quarta-feira, 15, em Chapecó/SC, com a presença da ministra de Planejamento, Miriam Belchior, do ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos , do Governador Raimundo Colombo e do Presidente da Frente Parlamentar fdas Ferrovias, Deputado Pedro Uczai, foi assinada a ordem de serviços que autoriza o início dos estudos técnicos (EVETEA) para a Ferrovia da Integração. Essa importante obra vai ligar o Extremo-Oeste aos portos de Santa Catarina. A Presidenta da Amurc, Sisi Blind, esteve em Chapecó com comitiva de lideranças da região.
O ato de assinatura da ordem de serviço dos estudos técnicos da Ferrovia da Integração assegura o início do planejamento do corredor ferroviário que vai ligar o oeste e o centro do Estado aos portos do litoral. Uma vitória da sociedade catarinense, da grande mobilização de entidades e lideranças, com participação destacada da Amurc.
O Diário Oficial da União (DOU Seção 3 página 158 de 09.10.14), definiu o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa como vencedor do processo licitatório 004/2013 para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotogramétrico e o Projeto Básico da Ferrovia da Integração.
A presidenta da Amurc, Sisi Blind comemora: “É um fato muito especial e marcará um dia histórico para Santa Catarina e para a região da Amurc. Lutamos por muitos anos, assumimos a liderança deste projeto no Planalto Catarinense e colocamos a Amurc na plataforma política estadual, demonstrando nossa capacidade de organização e união regional. Estamos muito animados pois sabemos que esta obra é importante para a economia catarinense e estratégica para a nossa região”.
O edital de concorrência havia fixado como valor de referência R$ 68,7 milhões e o consórcio vencedor, que é liderado pela empresa catarinense Prosul, apresentou proposta 32% menor, fechada em R$ 46,5 milhões. O consórcio terá 22 meses para executar o serviço que inclui Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia do Corredor Ferroviário Catarinense, também conhecido como Ferrovia da Integração.
A obra de 862 quilômetros vai ligar o Oeste ao Litoral Catarinense. Há um traçado prévio indicando que a ferrovia sairia de Dionísio Cerqueira e passaria por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D’Oeste, Curitibanos/Ponte Alta, Blumenau e Itajaí.
“É um dia histórico, um marco para Santa Catarina. A definição da empresa que fará o projeto mostra que a obra é prioridade para o governo federal. Como coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, estou muito satisfeito por que estamos colhendo o fruto da união do setor político e produtivo e vamos dar o primeiro passo para a concretização de uma grande obra, que será em breve a mais importante para Santa Catarina”, diz o deputado Pedro Uczai.
O ministro dos Transportes informou que o estudo deve demorar dez meses e, o projeto, mais 12 meses. Com o projeto deve ser licitada a obra em si, que tem custo estimado emR$ 6 bilhões. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o recurso de R$ 46,5 milhões para o projeto estão garantidos. A expectativa é que, a obra em si seja licitada no final de 2016 e, a obra em si, demore cerca de cinco anos.
Fazendo coro com a Amurc e outras 12 Associações de Municípios o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, o Deputado Federa Pedro Uczai, defende que a obra passe pelo centro do estado, próximo das BRs 282 ou 470, pois as rodovias ajudariam a “alimentar” a ferrovia. Ele também defendeu que o traçado garanta uma velocidade de 80 a 100 quilômetros por hora, para viabilizar não somente o transporte de cargas, mas também de passageiros.
A Amurc já se prepara para acompanhar e defender os interesses da região no processo de realização dos estudos e reivindica a realização de audiências públicas e ampla participação da sociedade na definição do trajeto do Corredor Ferroviário.

Fonte: Assessoria da Amurc