Secretários municipais de Agricultura e representantes dos 18 municípios da região da Amures foram informados na manhã desta sexta-feira, dos processos de regularização de cascalheiras em que já foram mapeadas 146 áreas. A reunião no auditório da Amures foi coordenada pelo presidente do Fórum de Secretário de Agricultura, Moisés Savian e pelo diretor-executivo do Consórcio Serra Catarinense, Selênio Sartori.
A orientação aos municípios foi para tirar as coordenadas geográficas dos pontos de cascalheiras para que o geólogo contratado via Amures possa realizar vistoria. Considerado um dos problemas mais sérios dos municípios devido ao alto custo e a burocracia, a regularização de cascalheiras é um trabalho que está sendo acompanhado de perto pelos prefeitos.
Sobre o programa de agroindústrias familiares foi informado aos secretários que está em processo de regularização 116 agroindústrias. A proposta é criar um programa de apoio e fomento às agroindústrias familiares previsto em lei com abrangência a todos os municípios.
Selênio Sartori explicou que desde melhoria de estradas, aterros, concessão de hora máquina até financeiro, o programa pode estimular os agronegócios familiares. O assessor de Movimento Econômico da Amures, Adilson Branco falou da importância da emissão de nota fiscal pelas agroindústrias. E fez um alerta sobre ações de fiscalização de mercadorias em trânsito que serão realizados para coibir a sonegação.
“Só pinhão, por exemplo, são coletadas mais de 1.100 toneladas por ano e grande parte é comercializada basicamente de forma clandestina. Não custa ao produtor tirar a nota fiscal do pinhão. É isento de tributação”, avisou. Nessa questão de agroindústrias, só para produção de queijo serrano 725 unidades estão cadastradas na Epagri e podem contribuir para a economia regional e a geração de empregos.
A secretária-executiva da Amures Iraci Vieira de Souza agradeceu a presença dos secretários de Agricultura e em nome do presidente da Amures, prefeito EdelvânioTopanoti que está retornando de Brasília reiterou o apoio da associação nas ações do Fórum de Agricultrura.