Você está visualizando atualmente População ainda está recebendo telhas

População ainda está recebendo telhas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Depois do temporal de granizo que atingiu cerca de 60% da área urbana de Lages em 13 de outubro, uma medida emergencial foi executada em dez dias (entre 15 e 25 de outubro), de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, fazendo com que as famílias atingidas fossem atendidas pela distribuição de telhas de fibrocimento para o restabelecimento dos telhados. Cerca de 260 mil telhas foram entregues e mais 20 mil ainda serão distribuídas, adquiridas pela Defesa Civil Estadual, já armazenadas no pátio da Central de Logística, montada no pátio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
No período pós-emergência, a partir do dia 28 de outubro, 15 mil foram distribuídas. Cerca de oito mil residências foram beneficiadas, meta da Defesa Civil do Estado para os primeiros dez dias. O processo ocorre com aval e acompanhamento do Ministério Público (MP). “O Município teria de atender somente as pessoas sob vulnerabilidade social, mas todos foram auxiliados, até porque não havia telhas disponíveis para compra na cidade àqueles que têm poder aquisitivo para tal. Tínhamos de correr contra o tempo, proteger as famílias das novas chuvas que caíam e não tínhamos ainda conhecimento da dimensão do estrago que havia acontecido”, disse o prefeito Elizeu Mattos durante entrevista coletiva na tarde de sexta-feira (7).
Mudou-se o rumo da condução da resolução do problema a partir do momento em que percebeu-se que o cadastramento social de cada um dos atingidos iria demorar muito. “Após este período do que foi acordado, estamos analisando caso a caso e a entrega de telhas é contínua para aquelas famílias que não possuem condições financeiras de comprá-las. Independente do número de famílias que ainda necessitem, iremos ajudar. Não importa se este trabalho durar dois, três meses”, ressaltou.

Equipes
Parte da equipe municipal de distribuição de telhas está auxiliando a Caixa Econômica Federal (CEF) no ginásio Jones Minosso, desde quinta (6), onde estão sendo realizados os cadastramentos para liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) às pessoas que tiveram suas casas danificadas.

Aulas estendidas
Dos 44 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) danificados, somente quatro ainda estão interditados, do qual dependem cerca de 450 crianças. Empresas irão trabalhar nos fins de semana para acelerar o processo de recuperação das instituições. Em dezembro as aulas deverão ser estendidas por mais uma semana além do calendário escolar oficial.

Fonte: Prefeitura de Lages