Você está visualizando atualmente Audiência pública abre caminho para concessão da Serra do Rio do Rastro

Audiência pública abre caminho para concessão da Serra do Rio do Rastro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Para um público de mais de 200 pessoas, a Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira, audiência pública que debateu a concessão por 30 anos, de uma área de 26 mil metros quadrados da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. A audiência lotou o Clube Bonjardinense e as discussões foram acaloradas.
De autoria da deputada Ana Paula Limaa audiência durou duas horas e precisará ser aprofundada a discussão, pois o empreendimento não deve interferir na ação dos comerciantes que estão instalados no Mirante da Serra. O investimento total do empreendimento dever ser de R$ 5 milhões, segundo declarou o empresário de turismo, Ivan Cascaes.
O prefeito de Bom Jardim da Serra EdelvânioTopanoti reiterou que não se pode ignorar a população e os comerciantes instalados no local. “Esses pontos tem de estarem contemplados no projeto. E os recursos gerados do turístico têm de serem destinados para o fundo municipal de turismo”, defendeu o prefeito. Ele frisou ainda, que uma segunda audiência seja realizada para analise de conteúdo do projeto, assim que estiver pronto.
Na condição de presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ana Paula Lima também defendeu os comerciantes da Serra. E lembrou que o Plano Diretor do Parque Estadual Serra do Rio do Rastro, tem de deixar bem claro o destino dos recursos da concessão. “Pretendemos votar esse projeto ainda esse ano”, reiterou.
A audiência foi coordenada pelo deputado José Ney Ascari e o menos 15 questionamentos foram levantados por representantes da comunidade.O prefeito de Lauro Muller presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Fabrício Kusmin Alves pediu que seja realizada audiência também em Lauro Muller. E defendeu a implantação doEcomuseu Serra do Rio do Rastro.

Turismo regionalizado e fortalecido

Inserida no Plano Nacional de Turismo, Santa Catarina implantou a regionalização do turismo com dez regiões com características próprias. E a Serra Catarinense é uma dessas regiões com destaque para o turismo de aventura, de experiência e científico.
A informação é do presidente da Santur Valdir Walendowisky que afirmou que o Estado tem hoje, a terceira maior demanda de turismo receptivo do Brasil. Só perde para São Paulo e Rio de Janeiro e a influencia do turismo na economiarepresenta cerca de 12% do PIB, com cerca de 600 mil empregos em Santa Catarina.
“Turismo antes era só litoral e hoje está disseminado por todo Estado. São 23 etnias colonizadoras e são os pilares de sustentação do turismo. E um projeto dessa envergadura é superimportante e tem de haver um plano de sustentação espefífica. Sem esquecer que a galinha dos ovos de ouro dessa área é a natureza”, declarou Valdir Walendowisky.
Ele defendeu que os recursos sejam partilhados entre o fundo de turismo de Estado e municipal. Os questionamentos e pontos levantados na audiência terão aprofundamento de discussões na Assembleia Legislativa antes de qualquer votação, segundo informou a deputada Ana Paula Lima.