Você está visualizando atualmente Cidade Digital facilita acessos a serviço público em São Joaquim

Cidade Digital facilita acessos a serviço público em São Joaquim

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     São Joaquim está entre os municípios de Santa Catarina selecionados para o programa Cidades Digitais, do Governo Federal. O projeto é do Ministério das Comunicações e tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos desses municípios por meio de construção de rede de fibra ótica para conectar os órgãos públicos.
Pela rede também são oferecidos aplicativos de gestão e capacitação de servidores. Além disso, nas cidades contempladas, haverá pontos gratuitos de acesso à internet para os moradores.
O prefeito de São Joaquim, Humberto Luiz Brighenti, explica que o projeto é aprovado pelo Ministério de Comunicações. Ele consiste na instalação de fibra óptica em todos os órgãos públicos da cidade,nas praças centrais, rodoviária, unidades de saúde e em alguns bairros onde estão localizadas as escolas do município. “É um projeto importante para a nossa cidade e irá agilizar o nosso trabalho, pois todos os órgãos estarão interligados digitalmente”, afirma Brighenti.
São Joaquim integrou o programa do Governo Federal na segunda fase, porém ainda não consta no mapa das Cidades Digitais, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD). A pesquisa foi feita com base nas informações do IBGE, sobre ações de inclusão digital. No site do Programa de Aceleração de Crescimento 2 (PAC) consta que a obra está em execução. No entanto, ainda nada foi feito. “Estamos aguardando uma resposta do Ministério das Comunicações sobre o andamento do projeto. Não temos novidades”, diz Brighenti.

Em Santa Catarina há 53 municípios com iniciativas

Em Santa Catarina, um levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) aponta que existem pelo menos 53 municípios com iniciativas digitais. “As prefeituras, em todo este processo, são o ponto central para o desenvolvimento de projetos, criação de leis municipais para cidade digital e os processos de licitação de compra (ou locação) de equipamentos, link de sinal de internet, software e operação do sistema”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
Além de projetos desenvolvidos pelos próprios municípios, Santa Catarina também possui além de São Joaquim, mais cinco cidades selecionadas para o programa Cidades Digitais: Joaçaba, Araquari, Curitibanos, Guaramirim e São Francisco do Sul.

Projeto federal irá iniciar por Joaçaba

Joaçaba será a primeira cidade a ter o início da implantação efetiva do projeto Cidades Digitais. O município foi um dos 80 selecionados em 2012, pelo Ministério das Comunicações para o projeto piloto.
A obra irá iniciar pelo cabeamento em fibra ótica. Serão 13 quilômetros de infovia utilizada para interligar os prédios públicos. A expectativa é que até o final deste ano toda infraestrutura e os demais processos do projeto estejam finalizados.
O programa do Governo Federal inclui a disponibilização de aplicativos de Governo eletrônico para as prefeituras nas áreas financeira, tributária, saúde e educação. E ainda a capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos.

Fonte: CL+