Você está visualizando atualmente Escolas municipais de Capão Alto entram na era digital

Escolas municipais de Capão Alto entram na era digital

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Com o intuito de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município de Capão Alto, o prefeito Luiz Freitas resolveu investir na tecnologia e na inovação para obter os resultados. Seis lousas digitais fazem parte da didática das aulas a partir deste ano, e tanto os professores quanto os alunos estão ansiosos para utilizar o novo recurso.
O ano letivo na rede pública de ensino em Capão Alto iniciou com novidades. Das seis, duas lousas digitais foram destinadas a Escola Municipal de Educação Básica Belisário José Luís, e após a capacitação dos professores, a tecnologia será utilizada.
De acordo com o prefeito do município, Luiz Freitas, a ideia surgiu ano passado, como forma de melhorar o desempenho dos alunos e o índice de educação, que ficou em 2,8 em 2013. “Nós estávamos com o Ideb abaixo do indicado, então, além das lousas, implantamos plano de carreira para os professores e motoristas. Melhoramos a qualidade das salas de aula e queremos informatizar todos os alunos”.
Enquanto os professores passam por capacitação, os alunos ficam ansiosos para utilizar o novo recurso em sala de aula. O aluno do nono ano, Felipe Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, acredita que a lousa irá melhorar as aulas. “É algo novo, muito interessante. Vai melhorar muita coisa, o professor não precisa perder aula para pegar outro canetão quando a tinta acaba. Colegas com dificuldade de visão vão poder enxergar melhor”, comenta empolgado.
Enquanto isso, o colega Leonardo Neri, de 14 anos, não conhece o equipamento, mas deseja logo utilizá-lo. “Nem imagino como é, mas estou ansioso para utilizar”.

Recurso

Luiz Freitas explica que o recurso utilizado para comprar as lousas veio das economias do município e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Gastamos cerca de R$ 106 mil com os equipamentos e capacitação inclusa”, diz.
Além da escola Belisário José Luís, a Escola Municipal de Educação Básica Valmor Antunes, a creche, e a escola no Reassentamento Laranjeira também irão receber as lousas. “Quero que os alunos estejam inclusos digitalmente para tornar Capão Alto uma cidade digital”, comenta o prefeito, que pretende instalar um sistema de internet sem fio no centro do município.

Capacitação para utilizar as lousas digitais

De acordo com a diretora da escola, Sônia Regina Antunes dos Santos, os alunos no nono ano terão um equipamento em sua sala, e o outro será destinado à sala da interatividade.
Enquanto alguns ajustes são realizados nas lousas e a disponibilidade de internet é verificada, os professores continuam a capacitação necessária para utilizar o equipamento. “Em um primeiro momento, eles ficaram receosos, mas depois gostaram da ideia. Inclusive, teve uma professora que confessou não ter gostado da lousa, mas depois da primeira capacitação disse que terá que agradecer o prefeito”, comenta a diretora da escola.
A vice-prefeita e também secretária de Educação, Rita Silvânia, explica que haverá um técnico para auxiliar os professores na utilização do equipamento, que terá uso constante. “A lousa vai ser utilizada pelo menos uma vez por semana. Após o Carnaval, virá uma pedagoga de Portugal para trabalhar os conteúdos com os professores”, comenta.
A professora de Matemática Mirtes Branco de Melo, que dá aula na escola há 12 anos, diz que o equipamento é importante para os professores e alunos. “Vai fazer com que o aluno venha à aula com entusiasmo, e participe mais também”, diz a professora.
Desenvolvimento da escola também na estrutura
A Escola Municipal de Educação Básica Belisário José Luís existe há 47 anos, e iniciou apenas como uma pequena escola multisseriada. Com 209 alunos e classes do primeiro ao nono ano, as aulas ocorrem no período matutino.
A diretora da escola, Sônia Regina Antunes dos Santos, conta que são cerca de 20 professores, e a instituição atende 21 comunidades do interior. “Atendemos Paiquerê, Vigia, todo o interior. Então, a maioria dos alunos aqui são do interior”, comenta.
Dentre as cinco instituições de ensino da região e os 512 alunos do município de Capão Alto, a Belisário José Luís é a maior escola. E ainda no processo de desenvolvimento do colégio, além das lousas, será inaugurado hoje a nova quadra de esportes.
O prefeito Luiz Freitas diz que sua intenção é ampliar aos poucos a escola. “Mais tarde nós vamos fazer uma parede em volta, com tijolo à vista, e colocar as redes para os alunos utilizarem”.
Antes do ginásio, os jovens tinham apenas um campo de areia, onde eram realizadas as atividades de
Educação Física. A nova área para esportes conta com cerca de 500 metros quadrados.

Fonte: CL+