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Projeto de rodovia na Coxilha Rica é apresentado, e obras iniciam ainda no primeiro semestre

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     Um antigo sonho de produtores rurais da Serra Catarinense está prestes a se tornar realidade. Foi apresentado na tarde desta sexta-feira, em Lages, o projeto da rodovia estadual que será implantada na Coxilha Rica, uma das regiões mais promissoras nos campos do agronegócio, da geração de energia elétrica e do turismo no Sul do Brasil.
De autoria da Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia, com sede em Joinville e contratada pela Secretaria do Desenvolvimento Regional de Lages, o projeto custou R$ 1,4 milhão e demorou um ano para ser elaborado.
Quatro premissas foram determinadas à empresa pela SDR: seguir o traçado da estrada já existente e fazer as correções necessárias conforme as normas técnicas do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra); preservar os corredores de taipas, um dos patrimônios históricos e culturais da região; fazer melhorias nas pontes sobre os rios e melhorar as interseções existentes e implantar novas onde for necessário.

Pontes antes, asfalto depois

Todo o projeto de implantação e pavimentação asfáltica da rodovia, que será denominada de SC-390, prevê 42 quilômetros e tem um custo orçado em R$ 82,1 milhões. No entanto, as obras serão divididas em etapas.
A primeira, de R$ 4,3 milhões, consiste na construção de três novas pontes sobre os rios Sanga Tatetos, Pelotinhas e Arroio Penteado. Para estes serviços, o secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, prevê que o edital de licitação seja lançado ainda em fevereiro, com os trabalhos iniciando cerca de dois meses depois e previsão de término em um ano.
Paralelamente, será lançado o edital para implantação e pavimentação da rodovia num trecho de 27 quilômetros partindo da BR-116, na localidade de Vigia. Esta parte custará R$ 46,7 milhões e deve ficar pronta em dois anos.
As duas primeiras etapas somarão R$ 51 milhões e corresponderão a 62% de todo o projeto. As demais etapas, que levarão o asfalto até a localidade de Bodegão (acesso à futura Usina Paiquerê), passando por Escurinho e São Jorge, serão executadas na sequência, mas ainda sem prazos definidos.
_ A construção dessa rodovia na Coxilha Rica é um sonho de muita gente e um desejo pessoal do nosso governador Raimundo Colombo. Trata-se de um momento muito importante para a história de Lages e região _, disse o secretário João Alberto Duarte.
_ Eu não acreditava que iria ver em vida o asfalto na Coxilha Rica. Que essa obra saia o quanto antes _, exaltou o procurador da República em Lages, Nazareno Jorgealém Wolff, um dos maiores entusiastas do projeto.

Dados gerais da nova rodovia

* Largura da pista: 6,5 metros (7 metros nos trechos urbanos)
* Largura do acostamento: 1,5 metro
* Largura da calçada nos trechos urbanos: 1,5 metro
* Velocidade de referência: 60 km/h (40 km/h nos trechos urbanos)
* Implantação de três trechos urbanos na igreja da Vigia, em São Jorge e no Bodegão
* Largura da faixa de domínio do Deinfra: 40 metros no total
* Implantação de passa-fauna e passa-gado ao longo do trecho
* Paradas de ônibus a cada 1,5 km com abrigos nos trechos urbanos
* Das cinco pontes existentes, três serão novas (Sanga Tatetos, Rio Pelotinhas e Arroio Penteado)