Cerrito capacita produtores rurais para mutirão do CAR
A ação integrada entre Amures, Secretaria Regional de Lages (SDR), Epagri, Udesc, sindicatos e associações para aumentar os números de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), iniciou nesta sexta-feira por São José do Cerrito. Quatro capacitações foram realizadas no interior com objetivo de formar multiplicadores e sensibilizar as comunidades para um grande mutirão que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19.
O secretário de Agricultura de São José do Cerrito Jaison Prado passou por todos os pontos de capacitação explicando a importância dos produtores rurais atenderem ao chamado para fazer a inscrição ao CAR. “Sem este documento o dono de imóvel rural não pode transacionar nada nem contrair operações de crédito. Dai a importância desta providência”, reiterou.
Representando o secretário Regional João Alberto Duarte, o gerente de agricultura Denilson Padilha disse que o mutirão inicia pelo Cerrito por ser um dos municípios com maior número de propriedades da região. “Aqui temos mais de 3,5 mil cadastros e apenas algo em torno de 5% preenchidos. A população certamente atenderá este chamado”, justificou Denilson Padilha.
Representando a Epagri, Cláudio Silveira falou do esforço que aquela instituição vem desprendendo para que os produtores rurais cumpram mais esta obrigação legal. O engenheiro florestal assessor da área de georreferenciamento da Amures, André Bortolotto Buck palestrou para um grupo de produtores na localidade de Salto dos Marianos, sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP`s), Reserva Legal e os procedimentos para inscrição no CAR.
E frisou que a adesão ao CAR tinha prazo inicial até 6 de maio desse ano, mas foi prorrogado por mais um ano. O procedimento é obrigatório e foi estabelecido pelo Novo Código Florestal, conforme a lei 12.651, de 2012. Na região da Amures, são 28.191 imóveis rurais mas até o momento, cerca de 10% preencheram o CAR.