Você está visualizando atualmente Mutirão do CAR inicia por São José do Cerrito

Mutirão do CAR inicia por São José do Cerrito

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     O primeiro mutirão entre Amures, Secretaria Regional de Lages (SDR), Epagri, Udesc, Polícia Militar Ambiental, sindicatos e associações para aumentar os números de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) iniciou na manhã desta sexta-feira, em São José do Cerrito. Ao menos 25 proprietários de imóveis rurais receberam senha só no período da manhã, na estrutura montada na Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento.
A mobilização iniciou bem cedo, com deslocamento para São José do Cerrito, de um grupo de onze acadêmicos do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). “Eles passaram por uma capacitação e agora fazem os cadastros na prática, enfrentando as adversidades de cada caso”, explicou o gerente de Agricultura da SDR, Denilson Padilha.
O secretário de Produção Rural de São José do Cerrito Jaison Prado reservou equipamentos e pessoal da secretaria para dar condições de atendimento aos proprietários de imóveis que vieram do interior. “Esta é uma ação estratégica e importância para atender aqueles que residente no interior. Sem o CAR, eles não podem transacionar nada nem contrair operações de crédito”, lembra.
Para o engenheiro florestal assessor da área de georreferenciamento da Amures, André Bortolotto Buck, o mutirão é apenas o início para despertar nos donos de imóveis rurais o interesse pelo CAR. “O Cerrito tem o maior número de propriedades da região e por isso tem de ter um tratamento diferenciado. Aqui cerca de 95% dos mais de 3.5 mil cadastros ainda estão pendentes”, informou.
Os cadastros do CAR em São José do Cerrito se estendem até final da tarde desta sexta-feira. Para quem ainda não regularizou a situação, os atendimentos continuam sendo realizados nos próximos dias, na Secretaria de Produção Rural e Abastecimento. De acordo com os organizadores do mutirão, a próxima ação integrada acontecerá em Cerro Negro com data ser definida.
O prazo inicial estabelecido pelo Ministério da Agricultura para adesão ao CAR era até 6 de maio desse ano, mas foi prorrogado por mais um ano. O procedimento é obrigatório e foi estabelecido pelo Novo Código Florestal, conforme a lei 12.651, de 2012. Na região da Amures, são 28.191 imóveis rurais e até o momento, cerca de 10% aderiram ao sistema.