Você está visualizando atualmente Limpeza do leito do rio e margens do Carahá continuará neste sábado

Limpeza do leito do rio e margens do Carahá continuará neste sábado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Maquinário e servidores da prefeitura continuarão o trabalho de limpeza do leito do rio Carahá e suas margens neste sábado (20), no trecho do lado oposto ao que já foi feito, na ponte de ligação entre as ruas Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa, subindo em direção à avenida Presidente Vargas. Máquina escavadeira hidráulica e caminhões da Infraestrutura e da Secretaria da Agricultura e Pesca estarão a postos para o trabalho já no início da manhã.
A previsão do tempo indica sol com algumas nuvens pela manhã e tarde, apontando possibilidade de três milímetros pluviométricos pela manhã. Caso o volume de chuva seja grande, o trabalho será retomado assim que o tempo se tornar firme novamente. “O propósito é tornar mais largo o canal do rio para amenizar novas ocorrências graves de alagamentos na via e em residências na própria avenida Belizário Ramos e nas ruas próximas. Um minucioso estudo técnico foi realizado, sublinhando os pontos de estrangulamento das águas, o que embasa as providências tomadas em caráter emergencial”, pontua o secretário da Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha).
No sábado, a Diretoria de Trânsito (Diretran) oferecerá suporte de monitoramento aos motoristas e haverá participação da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente na indicação dos pontos críticos. Além de terra, são retirados pedaços de madeira, cascas de árvores, galhos, pedras, areia que se desloca da área de nascente, lixo e entulhos depositados pela própria população.
O trabalho de limpeza iniciou antecipadamente na quarta-feira (17). A expectativa é de que sejam retiradas até 80 caçambas de terra deste trecho. O material recolhido é transportado para as margens do rio Ponte Grande, que poderá ser reutilizado para as obras de construção naquele local.
Até então foram retiradas 54 cargas de caçamba de material, portanto, em torno de mil metros cúbicos de terra das margens. Na quinta-feira (18) foi realizada semeadura de plantas de inverno, chamada hidro-semeadura, na intenção de proteger as margens do rio da erosão, já que a vegetação cumpre o papel de absorção e filtragem da água.

Fonte: Prefeitura de Lages