Depois da consolidação da 27ª da Festa Nacional do Pinhão através da parceria público privado, os representantes do Fórum de Secretários de Turismo da Região Serrana – FORSETUR, estiveram reunidos na tarde dessa quarta-feira (24) na Secretaria de Turismo de Lages para discutir sobre a 28ª edição e as possibilidades de parceria entre os 18 municípios pertencentes a Amures.
Beto Ody representante da Gaby Produções, responsável pela realização do evento, apresentou uma proposta de integração e regionalização das atividades. Para isso o empresário quer ter como parceira a Associação do Municípios da Região Serrana – Amures.
A criação de uma equipe em cada município, a realização de uma gincana, cavalgadas e um espaço para que os municípios possam expor seus produtos dentro do parque de exposições foram algumas das sugestões.
A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza falou sobre a importância dessa integração e da divulgação das festa regionais. “A associação pode incentivar essa ação através dos fóruns, assim tudo que a região tem a oferecer ficará em evidencia em uma festa com renome nacional” comentou. Ela ainda comentou que serão mobilizados prefeitos, profissionais da área de turismo e educação.
O Secretário de Turismo de Lages Flávio Luiz Agustini também idealizou a divulgação dos hotéis e pousadas alternativas dentro do site da Festa do Pinhão. “Em Lages temos uma alta taxa de ocupação fora do período da festa, com a demanda do evento precisamos apresentar as outras alternativas para os turistas para mantê-los na região” comentou.