Você está visualizando atualmente Seminário atraiu ao menos 200 participantes

Seminário atraiu ao menos 200 participantes

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Ao menos 200 pessoas participaram nesta segunda-feira (29), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac do Seminário Regional de Meio Ambiente – 2015. Cinco painéis com temas diversos foram apresentados como do engenheiro florestal André Bortolotto que falou sobre Cadastro Ambiental Rural -CAR nos municípios da Serra Catarinense. O evento encerra oficialmente com as atividades desenvolvidas pelos municípios durante o mês de junho. Secretários municipais de Meio Ambiente, técnicos e representantes diversos de entidades acompanharam as palestras e debates. No painel sobre Licenciamento Ambiental, Rodrigo da Silva da Associação de Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc) abordou as experiências bem sucedidas nos processos de licenciamentos na região de Campos Novos.

O Promotor do Meio Ambiente Rennê Cardoso Braga discorreu sobre a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com destaque para a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos. O professor Everton Skronski, da Udesc apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Serra Catarinense que prevê desde a geração à destinação final dos resíduos.
Um dos grandes momentos foi o debate com os membros do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis Alex Cardos e Dorival Rodrigues dos Santos, que destacaram a importância da mobilização e organização para o reconhecimento dos catadores.
As atividades alusivas ao meio ambiente realizadas em junho, assim como o seminário tiveram à frente o Consórcio Serra Catarinense (Cisama), em parceria com diversas entidades e secretarias de Meio Ambiente dos municípios.