O governo de Santa Catarina fará neste sábado, 4 de julho, a entrega de casas modulares a 30 famílias na Serra. Serão 18 residências em Bom Retiro e outras 12 em Lages. O primeiro evento, em Bom Retiro, ocorrerá às 10h no Loteamento Capistrano. O segundo, em Lages, será às 11h30min no local das novas moradias, entre as ruas Osvaldo Aranha e Antônio de Oliveira Waltrick, atrás do Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina.
As solenidades contarão com a presença do governador Raimundo Colombo; do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus; da secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani; e do secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
As casas modulares foram adquiridas pela Defesa Civil estadual para famílias que vivem em áreas de risco, aluguel social ou tiveram as antigas residências interditadas. Os novos imóveis não podem ser alugados, cedidos ou vendidos por um período mínimo de cinco anos, conforme previsto no Termo de Compromisso entre Estado e prefeitura.
O projeto de 40 metros quadrados prevê dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço. O investimento unitário do Estado foi de R$ 39 mil, num total de R$ 1,17 milhão para as 30 residências.
Projeto ágil, seguro, duradouro e ecologicamente correto
A casa montada em tempo máximo de cinco dias conta com estrutura em aço galvalume. A execução da obra é considerada ágil e a fundação de fácil execução devido ao peso reduzido da construção.
Os painéis modulares têm preenchimento em poliuretano (PU) com elevado desempenho termoacústico e garantem segurança estrutural. O modelo é referenciado como “sanduíche” em três camadas (aço galvalume + poliuretano + aço galvalume). O material é leve e de fácil transporte. Já o sistema é ecológico, permitindo limpeza e redução do canteiro de obra.
A durabilidade é considerada importante devido à resistência à corrosão. As casas não trincam nem racham com facilidade. Também é considerado um material sem proliferação de agentes nocivos à saúde, como fungos e ácaros.
O projeto disponibilizado atende aos requisitos da NBR 15.575 e permite aplicações nas paredes internas e externas (quadros, painéis e armários), bem como acabamentos de todos os tipos (papel de parede e adesivos), utilizados na construção convencional.
Fonte: SDR Lages