Há três anos o efetivo da 2ª Região de Polícia Militar de Lages, era de 1.200 homens. Hoje são apenas 850 divididos em 39 municípios abrangendo a maior região em extensão territorial de Santa Catarina. E a perspectiva é reduzir ainda mais o efetivo, caso não ocorra o ingresso de novos policiais ou o reaproveitamento de policiais da reserva como forma de suprir emergencialmente o problema.
Esses números foram apresentados na manhã desta terça-feira, na reunião dos prefeitos da Amures em que participaram o comandante da 2ª Região de Polícia Militar de Lages, coronel Zinder José Guedes Cardoso e o tenente coronel Leibnitz Martinez Hipolito, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar. Ao serem questionados pelos prefeitos, os militares disseram estar satisfeitos em termos de estrutura de equipamentos e de efetivo de oficiais. Mesma coisa não se pode dizer, quanto ao número de policiais para enfrentar as adversidades do cotidiano.
O presidente da Amures prefeito de Correia Pinto Vânio Forster disse estar preocupado com o reduzido quadro do efetivo da PM na região. “Precisamos construir juntos prefeitos, PM e governo do Estado uma solução. Sabemos que o número de policiais que vai para reserva é maior que o número de policiais que ingressa na corporação. Por isso pedimos esta reunião com o comando da PM em nossa região”, disse o presidente da Amures.
Um levantamento deverá ser realizado sobre policiais que foram para reserva e desejam ser recontratados. Desta forma se resolverá de forma paliativa o problema, já que os novos soldados só devem começar a chegar em agosto de 2016.
Amures pretende realizar diagnóstico situacional do turismo
Uma das pautas da reunião na sede da Amures foi para tratar sobre o projeto de Desenvolvimento do Turismo Integrado e Sustentável alinhado com a Política de Turismo Nacional. A proposta vem sendo amadurecida através do Fórum de Secretários Municipais de Turismo.
Pelo que foi apresentado aos prefeitos, o projeto prevê realizar em cada um dos municípios, um inventário, georreferenciamento, estratégias de desenvolvimento e planejamento com seleção de áreas e segmentação, um plano de gestão ambiental de interesse turístico e dentre outras ações, um plano de marketing e posicionamento de mercado.
Aproveitando a presença maciça de prefeitos, foi realizada entrega de 14 dermatoscópios para prefeituras pela equipe da Regional de Saúde de Lages. O secretário executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados do governo do Estado Celso Calcagnotto falou aos prefeitos sobre captação e aplicação dos recursos do Programa Fundo Social.
E alertou sobre os convênios em vigência que serão encerrados até final do ano. “Tiramos a autonomia das Secretarias Regionais e esses convênios não serão mais renovados. O que está descentralizado será pago tudo e vamos iniciar 2016 com o caixa zerado”, alertou Calcagnotto.
Diretoria da Fecam prestou contas aos prefeitos
O presidente da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, prefeito de Chapecó Cláudio José Caramori, o 1º vice-presidente prefeito de Taió Hugo Lembeck e a 3ª vice-presidente prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind participaram da assembleia dos prefeitos da Amures para prestar contas da aquisição da nova sede administrativa.
Os balanços apresentados pelos diretores Celso Vedana e Rodrigo Guesser, a federação deverá inaugurar em outubro a nova sede que abrigará ainda, a Escola de Gestão Pública Municipal – Egem, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – Aris.
Foram apresentados todos os dados referentes às ações realizadas neste ano pela Fecam e falado sobre o fortalecimento do movimento municipalista e da atuação dos colegiados e conselhos. No fechamento dos trabalhos, os prefeitos aprovaram algumas alterações estatutárias da federação, em decorrência da mudança de endereço.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana