A programação alusiva a Semana Farroupilha em Urupema teve início nesta segunda-feira, dia 14, às 9h40min, com a chegada da Chama Crioula, na Praça Central Manoel Pinto de Arruda. A Chama foi trazida por cavaleiros representantes dos CTGs, piquetes e grupos de cavalgadas do município.
Na ocasião foi assinado simbolicamente o Tratado de Poncho Verde, denominação dada ao acordo que pôs fim a Revolução Farroupilha, que aconteceu na Província do Rio Grande do Sul, se alargando até Santa Catarina, entre 20 de setembro de 1935 até 1º março de 1845.
As atividades comemorativas em Urupema ocorrem durante esta semana com música tradicionalista na Praça Central e participação dos artistas locais. Na quarta-feira, os componentes dos Projetos Culturais, custeados pela Prefeitura Municipal como Invernada Artística, Grupo de Canto e Coral, Grupo de Flauta e Violinos, se apresentarão na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, encerrando as atividades na sexta-feira, dia 18, com apresentações culturais, no Centro de Eventos Rubens Luiz Pagani, dentro da programação do Seminário de Avaliação Administrativa, a partir das 13h30min.
As principais causas da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos foram o descontentamento político com o governo imperial brasileiro, a revolta com os altos impostos cobrados no comércio do couro, charque, gado, sal, entre outros, produtos estes muito importantes na economia do Rio Grande do Sul, naquela época.
No auge da Guerra a região conhecida como Campos de Lages foi tomada ao Estado do Rio Grande do Sul Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema.
Em Urupema foi instituído através da Lei Nº 946/2015, de 14 de julho de 2015, a Semana Farroupilha, a ser comemorada anualmente na semana que coincida com o dia 20 de setembro, que corresponda à data inicial da Revolução Farroupilha.
Marília Oliveira. Agente Administrativa/Prefeitura de Urupema