Você está visualizando atualmente Até 12% das matrículas de escolas particulares devem migrar para a rede pública em 2016

Até 12% das matrículas de escolas particulares devem migrar para a rede pública em 2016

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

A crise financeira fará com que alunos da rede particular de ensino migrem para a rede pública, em 2016. As estimativas da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) são de que 10% a 12% das matrículas sejam perdidas. Portanto, mais este montante a ser atendido pelo poder público.

Entre as instituições, as que serão mais prejudicadas são as que atendem as classes C e D. Exatamente as que mais cresceram nos anos anteriores, lamenta a Fenep. A Federação não estima quanto será o aumento nas mensalidades em 2016, mas assegura: aquelas que puderem não repassarão reajustes aos contratantes.

De acordo com o Censo Escolar de 2014, as escolas particulares concentram 9,1 milhões de matrículas – pouco mais de 18% das 49,8 milhões de matrículas na educação básica.

Inadimplência
O não pagamento de mensalidades fez subir para 22,6% a inadimplência dos alunos de instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior. O dado é da Serasa Experian e é referente ao primeiro semestre deste ano. Esta é a maior alta desde 2012.

Quando a Serasa Experian considera apenas escolas de ensino fundamental e médio, a inadimplência chega a 27,2% nos primeiros seis meses de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014.

 

Fonte: Portal CNM