Você está visualizando atualmente Sistema integra União, estados e municípios a órgãos licenciadores para desburocratizar abertura de empresas

Sistema integra União, estados e municípios a órgãos licenciadores para desburocratizar abertura de empresas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O governo federal lançou nesta quarta-feira (9), em Brasília, a Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES).

 A intenção é reduzir a burocracia e fazer com que pequenos empreendedores possam registrar e legalizar suas empresas em cinco dias.

Para isso o sistema on line integra os governos federal, estaduais e municipais a órgãos licenciadores (do corpo de bombeiros, defesa civil, vigilância sanitária, meio ambiente) para agilizar a abertura de empresas em até cinco dias.

 Por meio da REDESIMPLES todo o processo para abrir empresas será feito no Portal Empresa Simples, caso os sócios do novo empreendimento possuam assinatura digital.

 O ministro da Secretaria de governo, Ricardo Berzoini, participou da cerimônia de lançamento da RedeSimples ao lado do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Segundo Berzoini, a Rede será um ponto de partida para a implantação de novos e mais modernos modelos de negócios no Brasil.

 “Estamos trabalhando para também modernizar a relação das pessoas físicas com o Estado. Hoje é um ponto de partida para que se passe a confiar na palavra do cidadão. Vamos acreditar e simplificar a vida daqueles que cumprem o que é combinado e punir quem tentar se aproveitar. Assim vamos gerar mais emprego e mais renda aos brasileiros”, disse o ministro. 

Segundo o relatório Doing Business do Banco Mundial leva-se, em média, 83 dias para se abrir uma empresa no Brasil. Com a implantação da RedeSimples espera-se que o país melhore de  posição.

Informações Portal Federativo