O secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa coordenou na tarde desta sexta-feira (11) em São Joaquim, a entrega das cartas de crédito do Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola para 958 produtores de maçã com recursos da ordem de R$ 1.867.022,10. Ao menos 300 agricultores prestigiaram o evento na Casa da Cultura.
O governador Raimundo Colombo não pode comparecer porque foi ao sepultamento da mulher do ex-deputado e Conselheiro Herneus João De Nadal. O presidente eleito da Amures, prefeito de Rio Rufino Ademar Sartor foi breve e pediu ao secretário Sopelsa que agradecesse ao governador em nome dos 18 prefeitos da Amures, pela gratidão e o apoio que tem dado à Serra Catarinense.
A solenidade reuniu também o deputado federal Valdir Colatto, estadual Gabriel Ribeiro e outras autoridades que declaram apoio aos produtores de maçã, principalmente no combate à importação da maçã da China. A liberação dos recursos de subvenção ao seguro da maçã começam dia 18, quando os produtores poderão comparecer ao banco para fazer os respectivos saques.
Ao agradecer o apoio do Estado com os recursos financeiros, o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – Amap, Sálvio Rodrigues Proença disse a entidade abriga 2.763 produtores com área plantada de 18.258 hectares e estimativa de produção de 722 mil toneladas de maçã em 2015.
“Só a região de São Joaquim tem produção prevista de 333 mil toneladas. Temos aqui a melhor maçã do Brasil, tanto em sanidade quanto em cultivares”, disse Sálvio Proença destacando que o apoio do Estado é fundamental, pois apenas 10% de toda produção é exportadas para outros países.
Em todo Estado mais de mil produtores rurais de SC serão beneficiados com o Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola, num investimento que ultrapassa os R$ 2,2 milhões.