Objetivando minimizar o impacto das fortes chuvas, que tem causado alagamentos e enxurradas nos últimos tempos na região onde é cortada pelo Rio Tributos em Correia Pinto, e que estão se tornando cada vez mais constantes, a prefeitura, está realizando trabalho que vai de encontro aos planos elaborados pela defesa civil do município, o desassoreamento do rio.
Os recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil, no valor de R$345 mil. Segundo os moradores, que residem na região, esta obra era necessária há mais de 25 anos.
Serão executados serviços de dragagem, limpeza do fundo e das margens, podas das árvores que margeiam o rio e a correção de parte do leito para aumentar a vazão e velocidade da água, evitando que fique represada, onde vêm causando alagamentos e enchentes.
O rio possui 11 km de extensão. O convênio foi assinado final do ano passado na Agencia de Desenvolvimento Regional – ADR.
O prefeito em exercício Marcos Beffart, se diz orgulhoso com mais esta obra que oferece qualidade de vida a todos. “Muitos correiapintenses antigamente tomavam banho no rio Tributos e agora vamos realizar uma obra de resgate e que contempla e preserva o nosso meio ambiente”, comentou. Conforme informação da empresa executora, a obra deverá ser concluída em 120 dias. A segunda etapa, que deve começar em 20 dias, prevê a utilização de uma escavadeira hidráulica para realizar a limpeza da calha do rio, com a retirada dos entulhos jogados ao longo dos últimos anos.
Informações: Prefeitura de Correia Pinto