Você está visualizando atualmente Mercado sobe estimativa de inflação para 2016 e vê queda maior do Produto Interno Bruto

Mercado sobe estimativa de inflação para 2016 e vê queda maior do Produto Interno Bruto

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

As previsões para a economia brasileira neste ano não param de piorar. Pesquisa feita com mais de 100 instituições financeiras na semana passada mostra que cresceram as estimativas para a inflação, enquanto a previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) voltou a cair. As informações são do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo BC (Banco Central).

Para 2016, a expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do País, subiu de 7,61% para 7,62%, o oitavo aumento seguido. Com isso, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas do ano que vem e bem distante do objetivo central de 4,5%. Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 6% – exatamente no teto do regime de metas para o período, e também longe da meta central de 4,5%.

O IPCA ganhou força no início de 2016, chegando a 1,27% em janeiro – maior taxa mensal para janeiro desde 2003, quando atingiu 2,25%. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 10,71%.

PIB

Para o PIB de 2016, o mercado financeiro passou a prever uma contração de 3,4% na semana passada, contra uma retração de 3,33% estimada na semana anterior. Foi a quinta piora seguida do indicador.

Como o mercado segue estimando “encolhimento” do PIB em 2015, se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o País registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem início em 1948.

Para o comportamento do PIB em 2017, os economistas das instituições financeiras mostraram mais pessimismo e baixaram a previsão de crescimento de 0,59% para 0,5% na semana passada – também na quinta queda consecutiva da previsão. (AG) 

Informações Portal o Sul