O Colegiado de Comunicação dos Municípios de Santa Catarina – COLECOM se reuniu nesta segunda-feira (22) na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em Florianópolis. A presidente da FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind compareceu à reunião e falou da importância da área de comunicação na orientação dos gestores sobre as ações a serem seguidas em ano eleitoral. “A comunicação é fundamental no processo todo, principalmente na orientação sobre a comunicação nesse período do pleito eleitoral. Vamos trabalhar este tema, divulgando e multiplicando esse assunto em todos os municípios e Associações”, comentou ela. “Tem muito potencial de comunicação em cada local, em cada região, precisamos dessa troca de experiências”, finalizou.
As demandas prioritárias encaminhadas à FECAM pelos representantes do Colegiado Estadual nas regiões das Associações de Municípios, no início deste mês, foram avaliadas pelo Colegiado. Com base nestas informações o COLECOM definiu as principais linhas de trabalho para 2016: o fortalecimento do espaço da comunicação dentro do municipalismo catarinense, a orientação sobre publicidade em período eleitoral, a criação dos colegiados regionais em todas as Associações e a efetivação dos já criados. Para isto o grupo traçou estratégias a serem desenvolvidas ao longo do ano, como explica a coordenadora geral do COLECOM e assessora de comunicação da AMFRI, Bruna Passos. “Iremos promover neste ano atividades e capacitações tendo como objetivo maior o fortalecimento do setor de comunicação tanto nas Associações quanto nos municípios, com o objetivo maior de dar segurança e precisão nas ações, permitindo a melhoria da qualidade da informação”.
Publicidade em Período Eleitoral
O assessor jurídico da FECAM, Diogo Beppler apresentou algumas questões relativas à publicidade em ano eleitoral, e destacou o comunicado da FECAM a respeito de condutas vedadas em ano eleitoral encaminhado neste ano. “A partir do dia 2 de julho fica proibida a publicidade de qualquer divulgação, ato e campanhas da administração direta e indireta”, colocou. “Este é um ano que sabemos que será necessário adequar muitas coisas e precisamos auxiliar os municípios”, ressaltou ainda a assessora de comunicação de Palma Sola, Gabriela Hoff.
Além de tirar dúvidas sobre o tema o assessor apresentou o consultor on-line da FECAM. Uma ferramenta gratuita, à disposição dos municípios catarinenses, que elabora pareceres e orientações aos gestores e servidores públicos mediante questionamento por parte do município.
O grupo planeja elaborar uma capacitação em diferentes regiões do estado para auxiliar os assessores de comunicação nos corretos procedimentos durante este período.
Outras demandas
O coordenador de Tecnologia da Informação da FECAM, Luiz Paulo Schlischting, participou dos debates sobre conteúdo dos portais municipais. O COLECOM, em parceria com a área de TI da FECAM, iniciou um estudo sobre o conteúdo dos portais. O trabalho terá início pelo conteúdo institucional que está sendo publicado e como potencializá-lo.
O grupo debateu ainda sobre ferramentas de comunicação e a formação de indicadores e mensuração de resultados em comunicação social. A próxima reunião ocorrerá no mês de junho.
Assessoria de Comunicação FECAM