Você está visualizando atualmente Dia Internacional da Mulher terá grande concentração em Lages

Dia Internacional da Mulher terá grande concentração em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Ao menos 500 mulheres de todas as regiões do Estado são esperadas em Lages para uma grande confraternização nesta terça-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Em parceria com mais de 20 entidades, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher preparou uma programação que contemplará desde culto ecumênico até palestras sobre direitos da mulher.

A presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Erli Camargo disse que os objetivos este ano são a desfragmentação das ações voltadas à mulher, perspectivas de se criar na região uma política da mulher como território Serra Catarinense e proporcionar à mulher atividades lúdicas.

“Buscamos sempre a paridade de gênero em todos os espaços de poder, mesmo enfrentando resistências históricas na Serra Catarinense”, afirma  Erli Camargo. As atividades do IV Seminário da Mulher do Campo e da Cidade se concentrarão no Teatro Marajoara com Festival de Talentos só para mulheres e palestra Educação Financeira – Banco da Família.

A tarde, a coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Patrícia Maria Zimermann D`Ávila apresentará a situação da Mulher em Santa Catarina. Este ano, as entidades se reuniram para realizar uma intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Por volta das 16 horas, está prevista uma concentra na praça Joca Neves de onde partirão as mulheres até a praça João Ribeiro (Catedral) para um lanche comunitário. Cada participante trará um alimento para dividir com as colegas ao som da apresentação do Coral da Sol.

 

Espaço à mulher ainda é pequeno

 

O presidente da Amures prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor disse nesta segunda-feira (07), que ainda há muitas barreiras a serem superadas em prol das mulheres. E citou como exemplo, a prefeita de Cerro Negro Sirlei Kley Varela que foi a única mulher eleita num universo de 18 municípios.

“Em termos percentuais, a prefeita representa algo em torno de 5% dos cargos de chefe de executivo. Penso que nós homens temos um compromisso moral e social neste contesto de igualdade de gênero”, declarou Sartor. Além da prefeita de Cerro Negro, a região tem mais quatro mulheres na condição vice-prefeita.

As atuais vices, todas assumiram o mandato em acordo com os prefeitos. Em Bom Retiro, Marcia Mariza Hemkmaier Fernandes, em Capão Alto Rita Silvania Alexandre Costa, em Rio Rufino Sonia Regina Cardoso Oselame e em Urupema, Arlita Terezinha de Souza Pagani.

Nas Câmaras de Vereadores da região da Amures, apenas 21 mulheres foram eleitas. Em quatro municípios – Anita Garibaldi, Cerro Negro, Correia Pinto e São Joaquim –, nenhum mulher conquistou o cargo para legislativo no pleito de 2012.