Você está visualizando atualmente Governador inaugura vinícola em São Joaquim

Governador inaugura vinícola em São Joaquim

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Dono de uma vasta bagagem de conhecimentos no campo da agronomia, Saul Bianco e a esposa Alcinita recepcionaram na sexta-feira (11), o governador Raimundo Colombo na inauguração da Vinícola Leone di Venezia, em São Joaquim. Durante um ano, o casal morou na Itália, onde fez curso de enologia no Centro Regional para a Viticultura e Enologia, em Conegliano Veneto (Treviso).

Agora se consolida como mais um empreendimento da viticultura com a proposta de produzir grandes vinhos. Além do governador participaram da inauguração, o prefeito de São Joaquim Humberto Brighenti, o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude – Acavits, Acari Amorim, o empresário Vicenti Donini e dentre outros convidados a diretora executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani.

Segundo explicou o Saul Bianco, a escolha do nome da vinícola está ligada a origem e história da família Bianco e da estada do fundador no Veneto. Com área de 15 hectares, numa altitude média de 1.280 metros, a Vinícola está integrada a paisagem da localidade de Morro Agudo e do Rio Antonina (cuja água abastece a cidade de São Joaquim).

Em 2008 iniciaram os trabalhos de infraestrutura e o plantio das primeiras parreiras. Os vinhedos somam cinco hectares, na sua quase totalidade plantados com variedades italianas, como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco Dal Peduncolo Roso, Primitivo, e as brancas Gewurstraminer e Garganega.

Outras variedades são: Rondinela, Corvina e Molinara, para a produção de um vinho com uvas apassitadas, no estilo Amarone della Valpolicela e ainda, em níveis experimentais as variedades Aglianico, Nero D’avola, Lagrein, Grechetto e Vermentino. Nos próximos dois anos, todas as variedades escolhidas estarão produzindo em sua plenitude.