Você está visualizando atualmente Quintino completa 98 anos ao lado do filho prefeito

Quintino completa 98 anos ao lado do filho prefeito

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Primeiro vice-prefeito e segundo prefeito eleito da história de Rio Rufino, Quintinio de Bona Sartor completou 98 anos nesta segunda-feira (28). No final de semana, comemorou junto dos oito filhos o aniversário e em especial, com Ademar de Bona Sartor, atual prefeito do município e presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures.

Duas gerações separadas por desafios e dificuldades similares. A trajetória de Ademar Sartor também foi construída por um momento como vice e outro como prefeito. Uma curiosidade é que, pai e filho só viraram prefeito depois de aposentado.

Natural de Urussanga, Quintino Sartor veio para Serra Catarinense em busca de oportunidades e se estabeleceu em Rio Rufino, onde atuou como comerciante por vários anos. Chegou a ser dono de serraria, mas foi na política que identificou sua missão de servir o povo que tão bem lhe acolheu quando chegou à região.

Quando Rio Rufino ainda era distrito de Urubici, Quintino Sartor chegou a exercer por dois mandatos o cargo de vereador. Ajudou a emancipar em 1991 Rio Rufino e na instalação do primeiro governo respondeu como vice-prefeito. Em 1996 foi eleito prefeito, de onde guarda lembranças de tempos difíceis e de escassez de recursos.

 

Sonho realizado

 

Uma das obras marcantes de Quintino Sartor foi a construção de uma “ponte de arame” sobre o rio Canoas na localidade de Serro Baio. E que agora Ademar Sartor realizou o sonho daquela comunidade com uma ponte de concreto.

“Foi o maior prazer ver aquela ponte de concreto. Foi um sonho que tive como prefeito e que não pude executar. Era muito cara na época”, revelou Quintino Sartor.

O pioneiro da família de Bona Sartor nunca oportunizou aos filhos, a política como carreira. Tanto que Ademar Sartor formado em medicina veterinária foi o único que optou enveredar por esse caminho, mas depois de estar aposentado.

Há 75 anos a família de Bona Sartor está na Serra Catarinense e entra para a história com o exemplo de Rio Rufino, como o único caso da região em que pai e filho foram vice-prefeito e prefeito, após estar aposentado.