(apresentador)
Os municípios catarinenses devem responder até esta sexta-feira (15) sete questionários que irão compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O material foi enviado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). As respostas são referentes às áreas da educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. A iniciativa é inédita no Estado. O coordenador do trabalho no TCE/SC, auditor fiscal de controle externo Celso Guerini, da Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais (DPE), informa que a maioria dos municípios já está participando.
(auditor)
A gente aproveita inclusive para agradecer a boa vontade e o trabalho de todos os controladores internos das prefeituras municipais que aderiram e abraçaram a ideia, e estão respondendo positivamente. No nosso levantamento, para a situação de hoje, conseguimos constatar que praticamente 80% das prefeituras já estão respondendo, já encaminharam a maioria das respostas. Estamos muito satisfeitos com esse resultado de trabalho.
(apresentador)
Guerini reforça o chamamento às prefeituras para que cumpram o prazo.
(auditor)
Estamos querendo convocar e conclamar principalmente esse percentual (20%) ainda de prefeituras que por um motivo ou outro não encaminhou seus questionários. E salientar que o prazo vai até a próxima sexta-feira (15) para o encaminhamento e a entrega final dos sete questionários encaminhados.
(apresentador)
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é um indicador que possibilitará mensurar a gestão pública municipal. Para o auditor fiscal do TCE/SC, as informações prestadas pelas prefeituras devem balizar novas análises do controle externo.
(auditor)
Esses questionários se direcionam a busca da construção de um índice de efetividade da gestão municipal. O Tribunal de Contas (de SC), juntamente com os tribunais de contas de todo o Brasil, querem dar um passo à frente no seu trabalho, no seu papel de avaliação do controle externo da coisa pública. E, por isso, buscam essas novas informações e contam com isso para ampliar e qualificar as suas análises, os seus trabalhos.
(apresentador)
A divulgação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal de Santa Catarina está programada para novembro. Celso Guerini explica.
(auditor)
Os municípios passarão a contar com uma nota de efetividade. E isso vai ser amplamente divulgado, a fim de que, evidentemente, o cidadão, de um modo geral, cada vez mais se familiarize com essas informações. Que tenha conhecimento. E todo e qualquer segmento, seja do cidadão comum, do Poder Legislativo, de outras instituições e entidades de ensino, enfim, a quem interessar possa, todos possam se valer dessas informações. E, com isso, consigamos, conjuntamente, construir um novo momento da ação da gestão pública municipal, que, certamente, reverterá em melhores ações para a cidadania e ganho de qualidade de serviço público em nosso país.