Você está visualizando atualmente Prefeitos aprovam proposta de manejo da araucária
Deputada apoiou a proposta de manejo da araucária

Prefeitos aprovam proposta de manejo da araucária

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Os prefeitos da Amures aprovaram em assembleia na tarde desta sexta-feira (22), uma proposta que será levada ao governo do Estado, para alterar uma Lei Estadual que autoriza o manejo florestal da Araucária. A decisão foi respaldada num estudo altamente técnico de cinco anos, pelo professor do Curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc de Lages, André Felipe Hess.

O estudo acadêmico foi centrado no manejo das florestas com planejamento pós-exploração, proteção do estoque remanescente, conservação de indivíduos porta sementes, plantio em áreas de clareiras e dentre outros, o tratamento bianual para estímulo e desenvolvimento de araucárias jovens.

Segundo o presidente da Amures prefeito Ademar Sartor, existe um decreto de 2004 que regulamenta a Lei que permite o manejo da araucária. E a proposta dos prefeitos é fazer uma emenda à Lei, com base nos estudos do professor André Hess. “O secretário de Estado da Casa Civil Nelson Serpa já recebeu esta semana a proposta para estudos técnicos e jurídicos do Estado”, destacou Ademar Sartor.

A deputada federal Carmen Zanotto participou da reunião e se comprometeu com os prefeitos em defender a nível federal a retirada da araucária da lista de espécies ameaçadas de extinção, uma vez que com base nos estudos do professor da Udesc, a araucária tem sua tipologia como Floresta Ombrófila Mista e não tem relação com as espécies da Mata Atlântica.

Carmen Zanotto sugeriu até uma audiência em Brasília para apresentação técnica da proposta de manejo, conservação e perpetuidade das florestas de araucárias. Ela aproveitou o momento também, para discorrer sobre a situação de emendas através do Consórcio Serra Catarinense – Cisama relacionadas ao saneamento básico dos municípios, Consórcio de Saúde e apoio à implantação de Centrais de Reciclagem de Resíduos Sólidos.

A assembleia dos prefeitos que foi a última antes das eleições municipais de outubro, definiu ainda, uma proposta de parceria da Amures, Auto Pista Planalto Sul e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico da Serra Catarinense. O trabalho será coordenado pela especialista em turismo, Ana Vieira que apresentou os eixos da elaboração do plano que abrangerá os 18 municípios da Serra Catarinense.