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Vale dos Canyons é uma das regiões com potencial turístico no Estado.

Apenas seis cidades de SC têm turismo altamente desenvolvido

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O desenvolvimento do turismo no Estado depende de profissionalização e investimento em tecnologia. Essas são algumas das conclusões de um estudo liderado pela Fiesc em parceria comFecomércio Sebrae em SC. 

De 184 municípios analisados, só seis são considerados de alto grau de desenvolvimento turístico: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Joinville e Blumenau. O dado foi obtido por meio de uma média ponderada feita com base em indicadores do Ministério do Turismo, e leva em conta quantidade de empregos, estabelecimentos, visitas nacionais e internacionais. 

Com neve, montanha, praia, indústria e outros atrativos, Santa Catarina tem enorme potencial, mas ainda mal explorado. É o caso da serra catarinense, por exemplo, onde faltam vagas em hotéis e opções de restaurantes, ou mesmo de estabelecimentos abertos aos finais de semana e feriados. 

— O turismo movimenta não só os serviços e o comércio, mas a indústria, que é fornecedora. Só que é preciso profissionalizar. Não tem planejamento estratégico. A Oktoberfest, por exemplo, começou por iniciativa da comunidade. O que temos são boas iniciativas, mas isoladas e espontâneas. É preciso valorizar o setor – afirmaGlauco José Côrte, presidente da Fiesc.  

De fato, o turismo representa uma fatia importante na economia do Estado: em 2013, foi 12,5% do PIB, considerando-se também os serviços relacionados. Em SC, emprega 130 mil pessoas, segundo o próprio presidente da Fiesc.  

O levantamento Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense 2022apontou potencial em diversos setores, do Litoral ao Oeste do Estado, como turismo de negócios, turismo cultural, parques temáticos e recursos naturais.

Para fazer com que esse potencial efetivamente se desenvolva, um dos rumos apontados é o investimento em tecnologia. 

— Hoje, temos o turista digital, que é o cara que sonha com a viagem pela internet, isso é uma tendência mundial. Os estabelecimentos precisam aprender a usar as redes e o marketing digital de forma estratégica para chegar ao cliente – explica Alan Claumann, coordenador estadual de Turismo do Sebrae SC. 

Ele também bate na tecla da capacitação. A qualidade na prestação de serviços é um diferencial fundamental para o setor.

Para a Fecomércio SC, é importante que o turismo não dependa apenas de uma época do ano.

— A grande virada da chave será a `dessazonalização¿ do turismo catarinense, apostando na vocação e particularidade das regiões para consolidar destinos turísticos e a geração de negócios do litoral ao oeste e de norte ao sul ao longo de todo o ano – diz Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

O documento apresenta uma extensa lista de ações para o fomentar o desenvolvimento do turismo no Estado, entre elas a abertura de editais para contratação de turismólogos, a implementação do ICMS turístico, a constituição de um Fundo Municipal de Turismo e a consolidação de uma política de Estado de longo prazo específica para o setor. 

Mais de cem pessoas participaram da confecção do caderno, entre representantes governamentais, da iniciativa privada, do terceiro setor e acadêmicos especializados no assunto. 

Informações: DC