Os secretários de Educação dos municípios de abrangência da Serra Catarinense, juntamente com assessores técnicos, participam durante a terça e quarta-feira, dia 8 e 9, da primeira Formação para Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração. A atividade ocorre durante todo o dia, no auditório da Amures.
A formação está sendo coordenada pela assistente técnica representante do Ministério da Educação (MEC), Samara Abreu Arruda Loregian. As oficinas darão ênfase na conceituação dos Planos de Carreira e Remuneração, adequação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, cumprimento da 1/3 hora atividade, assim como a realização de exercícios na planilha sobre financiamento da Educação, e conceituação do Sistema de Apoio à Gestão do Plano de Carreira (SisPCR).
A principal atribuição da Rede é o desenvolvimento de atividades de formação dos secretários estaduais e municipais de educação e das equipes responsáveis pela elaboração/adequação e gestão de planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação escolar básica pública. “Na maioria das vezes os municípios já possuem um modelo, porém é necessário que cada município atente para a elaboração, adequação e execução do plano de carreira”, atenda a assistente técnica.
Os processos formativos têm por objetivo estabelecer diálogos sobre temas como: recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE, construção de estruturas de carreira que promovam a valorização profissional e sejam economicamente sustentáveis e o uso do Sistema de Apoio à Gestão do Plano de Carreira e Remuneração – SisPCR, desenvolvido pelo Ministério da Educação – MEC.