Você está visualizando atualmente Programa “Mulher, Viver sem Violência” chega a localidade Dela Costa

Programa “Mulher, Viver sem Violência” chega a localidade Dela Costa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Há três anos em curso pelas regiões com maiores índices de violação de direitos da mulher no Brasil, o ônibus itinerante do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, passou o dia nesta quinta-feira (01), na localidade de Dela Costa, em Campo Belo do Sul.

A comunidade no limite com São José do Cerrito é uma das que mais contribuiu nos últimos anos, para projetar a Serra Catarinense como uma das que detém a maior quantidade de registros de violência contra mulher em Santa Catarina.

Com objetivo de integrar e ampliar os serviços públicos voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça e da segurança pública, a ação mobilizou centenas nas de alunos, pais e convidados na escola de Dela Costa.

O assessor de Assistência Social da Amures e representante do Conselho Estadual de Direitos da Mulher Lauro Santos entregou ao prefeito e à equipe da Assistência Social de Campo Belo do Sul, o Plano Decenal de Direitos da Criança e do Adolescente que norteará as ações da criança pelos próximos dez anos. E antecipou que ano que vêm, o ônibus retornará para continuar o trabalho de prevenção e conscientização.

O ônibus adaptado para receber as mulheres teve a estrutura armada no pátio da escola às 9 horas e só deixou a localidade no fim da tarde. O presidente da Câmara de Vereadores Ademir Martins, fez um alerta às mulheres e até brincou: “se o teu namorado ou marido alterar a voz com você, abandone ele, porque não é merecedor do teu carinho”.

O prefeito Edilson de Souza chamou a atenção da comunidade para denunciar a violência contra as mulheres e fazer sua parte, porque só assim as autoridades poderão coibir as violações. “Campo Belo já teve um dos piores índices de violência do Estado e hoje revertemos esses números. Mas isso depende essencialmente de vocês mulheres ajudar a denunciar toda forma de violência”, apelou.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza lembrou que também na regional de São Joaquim, outro ônibus auxilia as ações do mesmo programa atacando de frente este grave e lamentável problema social. Os secretários municipais de Assistência Social Anderson Giovane Pereira Hoffer e da Saúde Terezinha Branco de Moraes colocaram as estruturas da prefeitura para ajudar na implementação do programa em Campo Belo do Sul.