A secretária municipal de Educação de São José do Cerrito Ana Maria Marcon dos Santos foi eleita por aclamação, presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem abrangido pela região da Amures. A escolha da diretoria aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), durante reunião no auditório da Amures, onde foi discutido com todos os secretários municipais a elaboração de plano de trabalho para construção coletiva do Plano Anual de Gestão Estratégica da Educação Municipal.
“Os desafios na educação são ao mesmo tempo angustiantes e de realizações. Numa fala de Paulo Freire, ele dizia que na educação ao mesmo tempo em que se indigna, a gente tem de ter esperança. Esta capacidade é que teremos de ter para mais esta missão e para isso vamos trilhar pelo caminho da legalidade, sabendo das dificuldades dos municípios, mas sem abrir mão de determinadas conquistas que são a essência da educação”, declarou Ana Maria Marcon.
A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza falou da preocupação dos prefeitos com a educação e a importância de se construir um plano estratégico de gestão. E foi isso que o professor Carlos Eduardo Moreira, mestre em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro apresentou como proposta e foi acolhida pelos secretários municipais.
Diretoria
Presidente: Ana Maria Marcon dos Santos – São José do Cerrito
Vice-presidente: Márcio de Souza – São Joaquim
Secretária Geral: Jassiane da Silva – Bocaina do Sul
1ª Secretária: Eliane de Souza Pereira – Otacílio Costa
2ª Secretária: Rita Campos – Capão Alto
Municípios focados num programa de Gestão na Educação
Como uma das premissas do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, o apoio a educação, cultura, esporte e lazer passa este ano, a fazer parte das ações com uma proposta do programa de Gestão na Educação. Para isso é que foi convidado o professor Carlos Eduardo Moreira, do instituto Ágora para falar dos meios como os municípios podem implantar tal programa.
Segundo o diretor do Cisama Selênio Sartori, a proposta do programa apresentado aos secretários municipais é, de uma ação continuidade ajudando as secretarias municipais para uma gestão mais eficiente e duradoura. “O próximo passo é um plano de trabalho e a parceria com as Gerências Regionais de Educação – Gered`s para implementarmos efetivamente as ações”, informou Selênio Sartori.
O gerente regional de Educação de Lages, Humberto Aloízio de Oliveira reforçou aos secretários municipais apoiaram o programa que tem característica de fomento e fortalecimento da educação. E observou que, não se pode mais trabalhar isoladamente, porque educação não tem fronteira.
“A rede estadual tem 44 escolas em 12 municípios e a de são Joaquim 11 escolas em seis municípios. A população é a mesma e migra de uma rede para a outra o tempo todo. Temos é que planejar isso tudo juntos entre os municípios e o estado”, defendeu Humberto de Oliveira.
A reunião foi a primeira do ano e teve participação dos representantes da educação dos 18 municípios. E uma das propostas do programa de Gestão da Educação será firmar uma rede colaborativa de integração e troca de informações respeitando a realidade de cada município.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana